Sucos Naturais para nos deixar mais Saudáveis:

domingo, dezembro 26, 2010 Daniela Oliva Roma 18 Comentários

Girls.. como foram de Natal? Espero que passaram super bem, comeram bastante com direito a muitas risadas e companhias agradáveis. Pois bem, no jantar que participei, faltou o que eu amo de PAIXÃO: meu SUCO!!! =(. Lógico que havia vinhos, batidinhas, refrigerantes, cervejas, mas eu não troco meu SUCO por qualquer bebida, principalmente quando bate aquela SECURA na garganta após comer algum prato ou refeição. Portanto, nada mais agradável do que eu ter procurado receitas de sucos maravilhosos, que além de fazerem bem para nosso organismo, eles nos protegem contra o Câncer, Cansaço e Falta de Memória. Mas apenas protegem, não nos previnem de doenças, até porque temos que ter uma alimentação balanceada, realizar exercícios físicos e ter equilíbrio na vida e bem-estar. São receitinhas fáceis que irão com certeza animar e refrescar o nosso Verão, e que estamos neste momento, fazendo inveja aos Europeus e Norte Americanos, porque eles estão passando um frio MENOS ZERO...hehehe =). Lembrando que os verdadeiros sucos são aqueles naturais, ou seja, a própria fruta ou de polpa. Agora vamos às receitinhas básicas:

ROMÃ: A romã possui uma série de propriedades que ajudam a baixar os níveis de colesterol ruim, o LDL, em nosso sangue. Como ela ainda não é muito fácil de encontrar, e o preço não é dos mais baixos, existem algumas frutas, com as mesmas propriedades, que são ótimas substitutas pois tem efeito parecido no organismo. Uma delas é a melancia, que também é enriquecida com fibras, vitaminas A e C, além do complexo B. 
A romã pode ainda trazer benefícios à saúde masculina. De acordo com um estudo feito pela Universidade da Califórnia, ela possui um coquetel de substâncias químicas que parecem barrar a evolução do câncer de próstata e, potencialmente, matar as células cancerígenas.
Ingredientes:
- 2 litros de água/ - ½ xíc de mel/ - 2 pedaços de canela em pau/ - 3 cravos-da-índia/ - 20 romãs maduras
Modo de preparo: Faça um chá com a água, o mel, a canela e o cravo. Coloque tudo junto em uma penal, ferva por uns 2 minutinhos e, depois de esfriar, leve à geladeira. Lave as romãs e role-as sobre uma superfície com um pouco de força como se faz com o limão, para quebrar suas fibras e ele soltar mais suco. Abra a romã e bata em seu fundo com uma colher de pau para que saiam os carocinhos. Descarte a parte branca (ela é amarga). Coloque essas sementes em um pano de prato limpo e pressione-as para tirar o máximo de suco possível. Junte o líquido ao chá gelado, misture e sirva com gelo picado.

MAÇÃ: Por ser rico em acetilcolina, esse suco tão popular pode ajudar a manter a saúde do cérebro em dia. Essa substância é responsável para a manutenção da memória e de funções cognitivas. Outra propriedade importante da maçã é a quantidade de fibras que ela possui. Em sua casca podemos encontrar fibras insolúveis, que ajudam no processo de digestão. Já em sua polpa são encontradas fibras solúveis, que é mais rapidamente absorvida pelo organismo e facilita o transporte de nutrientes para as células. 
Ingredientes: 
- 4 maçãs/ - 2 litros de água gelada/ - Açúcar a gosto/ - Cubos de gelo
Modo de preparo: Descasque e tire as sementes das maçãs. Bata no liquidificador as maçãs, sem sementes e descascadas, e a água. Coe com uma peneira o suco. Depois bata o açúcar com metade do suco no liquidificador. Coloque em uma jarra o suco e jogue os cubos de gelo.
 
AÇAI: Um dos mais famosos alimentos do verão, o açaí normalmente é consumido em forma de creme, e não de suco. Mas em forma de suco, a fruta torna-se mais saudável, sem perder os nutrientes, como antioxidantes, vitaminas que fazem da fruta um aliado contra vários tipos de câncer. 
Ingredientes: - 1 pacote (100 g) de polpa de açaí congelada/ou não/ -  1 copo (200 ml) de água/ - 50 ml de xarope de guaraná
Modo de preparo: É muito simples, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Sirva gelado em seguida.

LARANJA: Ele está entre os mais consumidos pelos brasileiros. De acordo com pesquisa realizada nos Estados Unidos, homens que beberam 500 mililitros de suco de laranja por dia, apresentaram pressão arterial mais baixa do que aqueles que tomaram um suplemento antioxidante. O suco é bem vindo para prevenir a formação de cálculos renais. Isso porque, os suplementos de citrato, substância encontrada em sucos cítricos, como o de laranja, limão e tangerina, podem ajudar a retardar a formação de pedras nos rins.  A vitamina C, nutriente que ajuda o sistema imunológico, também é encontrada em grande quantidade na laranja, tornando-a uma das frutas mais importantes na prevenção de gripes, resfriados, fraquezas e infecções. Para tirar melhor proveito de todos esses benefícios, o mais interessante é consumir o suco fresco, logo após ele ter sido preparado. Preparar do modo como de costume na sua casa, adicionando açúcar ou adoçante se quiser.

UVA ROXA: O famoso efeito benéfico que consumir um copo de vinho tinto traz para a saúde também pode ser aplicado ao suco de uva. Um estudo realizado por psiquiatras da Universidade de Cincinnati descobriu que consumir um copo diário de suco de uva melhorou a memória dos pacientes significativamente em comparação com os que não tomaram nenhum tipo de substância graças aos polifenois contidos nas uvas.
Ingredientes: - 1 kg de uvas pretas sem o talo/ - 2 xícaras de açúcar refinado/ - Água, para tapar as uva
Modo de preparo: - Lave bem as uvas, coloque em uma panela, cubra com água e misture 2 xícaras de açúcar. Ferva até começar a se desfazer (é rápido). Deixe esfriar e passe no liquidificador. Depois passe pela peneira e engarrafe. Conserve na geladeira e na hora de servir junte água e gelo a gosto. Dica: Experimente fazer picolés.
ABACAXI: Este suco está entre os mais refrescantes da lista, principalmente se for adicionado a ele algumas folhas de hortelã. O fruto contém enzima bromelina, que ajuda o organismo a digerir proteínas e regula o funcionamento do intestino. Outra característica importante da bromelina encontrada no abacaxi é sua ação anti-inflamatória e anticoagulante. Mas os benefícios que a fruta traz não param por aí. Estudos feitos pela Universidade do Texas dizem que comer abacaxi ou tomar o suco protege os ossos da osteoporose, pois a fruta é rica em manganês, um mineral que fortalece os ossos.  
Ingredientes:- 1 fatia de abacaxi/ - 1 1/2 copo(s) de água gelada/ - quanto quiser de açúcar
Modo de preparo: Bata os dois primeiros ingredientes no liquidificador. Coe, adoce e sirva. Se quiserem adicionar folhas de hortelã, ou erva cidreira, ou limão, todos ficam uma DELÍCIA.
CEREJA: Estudos recentes da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, têm mostrado que os corredores que beberam suco das cerejas duas vezes por dia durante cinco dias antes de correr na Maratona de Londres, obtiveram uma recuperação muito mais rápida e não sofreram tanto com dores musculares. A cereja tem grandes quantidades de potássio, fibras e vitamina C, nutrientes importantes para o corpo, e que podem acelerar o processo de recuperação muscular. Além disso, a pesquisa ainda sugere que o suco de cereja pode ajudar a aliviar as dores de quem sofre de gota, por ajudar o organismo a excretar o ácido úrico, grande causador dos incômodos característicos da doença. 
Modo de preparo: Bata as cerejas sem os caroços com água gelada. Depois coe e sirva. Também pode bater Uva com cereja que fica muito gostoso.

TOMATE: O consumo de suco de tomate não é tão comum, mas os benefícios que ele pode trazer são muitos. Assim como o tomate na salada, o suco dessa fruta traz grandes quantidades de licopeno - antioxidante que previne contra câncer de próstata e de mama-, vitaminas A e complexo B, fósforo, potássio, cálcio e magnésio, que assumem papel importante na formação dos ossos e combatem a osteoporose, além de ácido fólico e frutose.  
Ingredientes: - 2 colheres (sopa) de tomate picado, sem pele e semente/ -1 xícara (café) de água/ - 5 gotas de molho inglês/ - 5 gotas de limão/ - 1 colher (café) de catchup/ - 5 gotas de adoçante.
Modo de preparo: Bata no liquidificador o tomate com água, molho inglês, limão e catchup. Pingue as gotinhas do adoçante e sirva a seguir.

ÁGUA DE COCO: Não é exatamente um suco, mas essa bebida não pode ficar de fora, principalmente com a chegada do calor. A água de coco é rica em potássio, fósforo e outros sais minerais essenciais para que o corpo continue hidratado como um todo. Essa hidratação serve tanto para evitar problemas como cãibras, dores de cabeça, desmaios e para deixar a pele mais hidratada e protegida do sol. A flora intestinal também agradece o consumo da água de coco. Os sais minerais que ela possui ajudam na digestão, agindo contra o intestino preso.

Meninas, espero que vocês tenham gostado desse post que escrevi . Peguei as receitas de inúmeros sites da internet, e os significados de cada fruta e estudo do site Minha Vida. Bom é isso. E não se esqueçam do meu Sorteio de Verão, clicando > AQUI <.
Beijinhos
=)

Assuntos Relacionados

18 comentários :

  1. #delícia pra quem participar do verão brasileiro, uahuahuahuahuaa!

    ResponderExcluir
  2. Abacaxi, meu preferido!
    Vim desejar um ano novo com muita paz, saude, felicidade e suce$$o...bjooos
    prihmakeup.blgspot.com

    ResponderExcluir
  3. Suco de romã ....?....
    Nunca tinha visto, o dofícil vai ser encontrar romã pra comprar!!
    Gostei muito.

    bjus.

    ResponderExcluir
  4. Usei hoje!- tem no pao de açucar!... acho que encontra no Extra tbm!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Olha eu adoro sucos e tb faço uso de uma alimentação saudavel, e amo açai!!!
    Bjus

    Janini
    http://perfumedepitanga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse post
    esse suco de tomate é estranho né? Até molho inglês tem nele!! Hum..não sei se tenho coragem de provar nã hehehe

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas, principalmente nessa época que caimos na tentação e comemos demais =D
    Bjo e uma semana linda!!

    www.coisasdemulher.net

    ResponderExcluir
  8. Eu amo sucos, de todos os tipos. Não curto refrigerantes. Mas suco é tudo para mim.

    Sobre as acnes que estávamos falando, eu fiz tratamento hormonal mesmo, foi a única coisa que resolveu o meu problema, nada além disso adiantou!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Hestia - eu tbm nao tenho coragem de tomar suco de tomate.. e é muito caro em barzinhos..hahaha
    Carol - eu adoro sucos.. e pesquisei essas receitas pra animar minhas lindas leitoras!
    Greice - qto as espinhas, tbm estou fazendo tratamento de hormonio.. melhorou bastante do q era..mas nao estou com o rosto liso ainda =(

    A todas vcs, feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  10. Nhammmmmm

    Adorooo sucooo naturalll!!!

    Nunca tomei suco de tomateee!!! é bom???

    Bjosss~***

    Nah =^.^=
    www.vaidadesutil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Amo suco natural.Fiquei com medo do de tomate hahaha
    Beijos
    http://garotaderosa-shocking.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Tem selinhos pra vc aqui
    http://www.coisasdenatalie.com/2010/12/fui-taggeada-e-recebi-selinhos.html

    ResponderExcluir
  13. Amo suco natural, acredito que uma pessoa que não goste não pode ser muito certas das ideias! hahaha
    Adorei as "receitinhas" e o blog tá lindo viu!
    Obrigada por visitar meu cantinho, estou te seguindo querida!
    Beijinhos Dé


    www.deboralv22.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por vir nesse post e comentar! Acho que foi uma busca né?
      Beijos

      Excluir
  14. Adoro sucos, ótimas dicas.
    Adorei seu cantinho, seguindo.
    Passa lá pra conhecer o meu.

    www.bijouteriastmvbijoux.blogspot.com

    ResponderExcluir