Ingredientes Escondidos em sua Necessaire??

quinta-feira, abril 14, 2011 Daniela Oliva Roma 5 Comentários

Girls.. hello! Estava lendo uma matéria na Folha de Sp e me deparei o quanto ela é importante para nossa saúde(mulheres), que fala sobre algumas químicas que as empresas ocultam ter dentro do nosso cosmético preferido, ou até mesmo está escrito nas embalagens, só que sem falar a verdade!!
Vou fazer a listinha abaixo:

PARABENO: É um conservante presente em 90% dos cosméticos. Tem a finalidade de evitar a contaminação microbiana, garantindo a segurança de uso. A agência de vigilância sanitária regula o limite de uso da substância. A concentração considerada segura foi baseada em estudos internacionais. Há muitos estudos mostrando que os parabenos contribuem para o desenvolvimento do câncer em pessoas predispostas. Outros trabalhos trazem evidências de que a substância afeta o sistema hormonal.

DIAZOLIDINYL UREA: Outro tipo de conservante, que pode ser usado em maquiagem, cremes para unha e cabelos, pós-barba e loções hidratantes. A Anvisa regula o limite de uso em concentrações consideradas seguras. O produto pode causar alergias na pele e ser tóxico para o sistema imunológico, segundo alguns trabalhos publicados.

LAURIL SULFATO DE SÓDIO: Aprovada pela Anvisa, a substância tem ação detergente e a capacidade de formar espuma. É muita usada em shampoo e sabonetes. Pode ser encontrada até em pasta de dentes. Pode causar irritação na pele. Também pode, por reações químicas ou contaminação, gerar um subproduto, chamado 1,4 dioxane, que não tem uso aprovado e é considerado cancerígeno.

AMÔNIA: Usada para abrir as cutículas dos fios de cabelo para que recebam outros produtos (descolorantes, tinturas, alisantes, permanentes etc.), tem os limites de segurança de uso dispostos pela Anvisa. É irritante das vias áreas e da pele. Estudos mostram que tem efeito cumulativo no organismo.

PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO: Mais conhecido com água oxigenada, é usado para clarear pelos e cabelos e como neutralizante em processos de alisamento, relaxamento, permanentes e tinturas. A Anvisa controla os limites de uso, diferentes para produtos para cabelos e para clareamento de pelos. Irrita a pele. Estudos apontam que pode afetar o sistema endócrino.

FORMALDEÍDO (FORMOL): A Anvisa aprova o uso como conservante em concentração máxima de 0,2% e como endurecedor de unhas até 5%. O uso como alisante capilar não é permitido pela legislação. Esse uso, segundo a Anvisa, pode causar irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda de cabelo, ardência dos olhos, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz. Várias exposições podem causar câncer nas vias aéreas superiores.

E eu juro que já vi 2 desses ingredientes químicos em shampoo que recebi em casa. Chato né as empresas brincarem com nossa saúde. Bom é isso meninas, cuidado ok? 

Assuntos Relacionados

5 comentários :

  1. tem sorteio lá no blog,quanto mais divulgar mais rápido será o sorteio, participe!

    http://universofemiiniino.blogspot.com/2011/04/sorteio-de-1000-seguidores.html

    ResponderExcluir
  2. Que horror! O perigo está onde a gente menos imagina! Assim eu fico super insegura de comprar cosméticos. Espero que as empresas encontrem outros produtos que possam substituir os que nos fazem mal.

    Bjão!
    http://modatambemquero.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gente! Que coisa!!! Adorei o post! Super útil!

    http://achadosdathais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. OLÁ... TEM SELINHO PRA VC NO MEU BLOG...
    ATÉ MAIS...
    BJS

    http://dedeaninha.blogspot.com/2011/04/tema-chocolate.html#more

    ResponderExcluir
  5. seu blog ta cada vez melhor.participe do sorteio em meu blog ,estarei esperando sua visita

    http://gtendencia.blogspot.com/2011/04/sorteio-vult.html

    ResponderExcluir