Flow de Notícias

Seguir o blog pra quê?

Essa é uma questão que sempre quando posso converso com outras blogueiras sensatas.

"Ser seguidor de um blog não significa que ele é seu leitor e muito menos que ele lê seus posts todos os dias"

Dado essa minha opinião, vamos discutir esse assunto:

A palavra seguidor, para mim, é quem procura ler em seu site/blog o que você publica. É quem curte participar dos sorteios que você realiza com tanto carinho. É quem vê seu blog como leitura diária e não abre mão de perder nenhuma dica. O blog já é gratuito. As informações são gratuitas. Vamos ler mais?

Quantos seguidores seu blog possui?

Não gosto dessa pergunta. O blog pode ter dez mil seguidores, 2 comentários por post e quase nada de visualizações. Número de seguidores não influencia em nada. As empresas precisam aprender que esse fator de números não a deixa mais conhecida, muito menos com mais prestígio. A empresa precisa saber se o blog tem conteúdo, se escreve bem, se usa imagens boas, se a blogueira passa a informação correta.... isso é sim digno de perguntar. Seguir um blog não significa que você é um leitor. Faça uma pastinha de blogs favoritos em seu navegador ou assine o FEED. Pronto: você estará seguindo sem ser um número.

Quantos comentários por post?

Também não é relevante, uma vez que quando você compra uma revista, você está comprando porque gosta. Se você lê e tem uma opinião, você discute com outras pessoas que leram: Amigos, familiares, fóruns..e não com a autora da publicação. Eu fico feliz quando alguém leu e comenta com outra pessoa meu post e que depois chega a mim. Também gosto dos comentários com opiniões no blog. Mas não suporto aqueles automáticos: Gostei, Lindo, Segue meu blog? entre outros.. Comentar não significa que leu, e não comentar não significa que não leu.

Botões para compartilhar? 


Todos os blogs possuem pelo menos 1 botão para compartilhar a matéria em alguma rede social. E sabe quando esses botões são usados pelos leitores? NUNCA. Em sua minoria, são usados. Mas o fato é:

Serve pra que?
Se eu gosto da matéria, eu twito ou compartilho no meu facebook/G+. Onde eu estou divulgando GRATUITAMENTE o que gostei, onde outras pessoas da sua rede social pode abrir o link e gerar mais visualizações para aquele blog. 

Pensamentos egoístas: Pra que vou divulgar de graça outro blog? Não ganharei nada com isso e a outra blogueira ganhará visualizações.
Engano o seu: Se você tem o costume de divulgar/compartilhar matérias legais, você pode ganhar seguidores nas redes sociais, que gostam do mesmo segmento de matérias que você compartilha.

Porque compartilhar uma matéria da revista Claudia e não compartilhar uma matéria de um blog? #Reflitam!

Quantos seguidores você tem no twitter?

Isso a empresa pode perguntar e não é tão deselegante. O seu seguidor recebe na "TIMELINE" dele o que você publica. Então se você for publicar algo, automaticamente, essa pessoa tem acesso no que você gerou. E como eu disse no compartilhamento nas redes sociais: Se você publica coisas legais, mais seguidores virão.

Quantas "curtidas" seu blog tem na página do facebook?

Penso a mesma regra para seguidores no twitter. É uma maneira de acompanhar todas as matérias publicadas, desde que a blogueira atualize todos os dias a página. Assim o leitor não perde também. E não se vive apenas de publicações uma página, pode-se haver promoções, vendas, comentários, discussões e outros aplicativos para complementar a dinâmica dela.

Assinar o feed: Sim ou não?

Totalmente sincera: Eu prefiro que assinem meu feed do que sigam meu blog. #Por que? Assinar o feed é receber todas as publicações no seu e-mail. Eu tenho dois e-mails: um pessoal e outro do blog para assuntos variados também. Então assino os feeds com esse e-mail do blog. E você pode escolher se quer receber 1 vez por dia ou 1 vez por semana algum resumo. E se você gostar do inicio da matéria, vai despertar a curiosidade em ler o restante. Ou ler as outras matérias já publicadas no blog/site. Indico esse serviço.

GRATUITO: tudo o que eu publiquei nesse blog é grátis, ou seja, não tem custo nenhum para o leitor. Em apenas alguns segundos com "cliques" você compartilha, tuíta, curte, segue, participa.....Aproveitem e leiam mais, se interessem mais, compartilhem mais. Não estou falando para fazerem isso no meu blog, mas em qualquer um. Porque quem não compartilha não sai do seu "mundinho".

Esse texto foi feito por mim [Daniela] onde eu sempre quis apresentar uma abordagem completa sobre o assunto. Caso queiram copiar ou citar alguma parte do texto, por favor, dêem créditos, igual em trabalho de conclusão de curso nas faculdades. Essa é a minha visão, graduada em Administração de Empresas e apaixonada por Marketing.

bjs