Re-Post: Estou grávida, quais exercícios são mais indicados? | Boa Forma

sábado, novembro 10, 2012 Daniela Oliva Roma 4 Comentários

Achei interessante para as gravidinhas e estou re-postando da Revista Boa Forma. Vamos lá:

Daniel Garcia, personal trainer da academia Cia. Athletica, em São Paulo, tira suas dúvidas de malhação:




1) Estou com um mês de gestação e 3 quilos acima do meu peso ideal. Quais atividades são mais indicadas para não engordar demais durante esse período? 

O ideal é procurar exercícios leves e de baixo impacto, que não aumentem muito a frequência cardíaca nem levem à fadiga. Boas sugestões são hidroginástica, ioga e musculação com pouca carga, sempre sob a supervisão de um professor. Se a sua academia tiver programas especiais para mulheres que estão esperando bebê, melhor ainda. No entanto, converse com o seu médico antes de começar qualquer atividade física. Ele é a melhor pessoa para dar orientações do que é permitido ou não durante a gravidez.

2) Quero secar o corpo com exercícios nos aparelhos. Devo dar mais atenção à carga ou ao número de repetições?

Você precisa ficar atenta às duas variáveis. O ideal é fazer muitas repetições (3 séries de 15, por exemplo), utilizando carga moderada, e optar por um treino em circuito intercalando os equipamentos, sem pausa entre um exercício e outro. Em vez de realizar duas ou três séries seguidas na mesma máquina, você completa apenas uma, parte para o próximo aparelho e assim por diante, voltando à primeira etapa só depois de realizar toda a sequência. Dessa forma, vai manter alta a sua frequência cardíaca, intensificando o gasto calórico, e tonificar a musculatura sem ganhar volume. De qualquer maneira, vale checar com o professor se o treino está adequado ao seu objetivo. Além da musculação, pode colocar outras atividades no seu programa, como corrida, bike ou natação, que vão acelerar ainda mais o gasto calórico e ajudá-la a ganhar condicionamento cardiovascular.

3) Pratico musculação três vezes por semana para aumentar a massa muscular. Correr nos outros dois dias pode atrapalhar o meu objetivo?

Não. Investir moderadamente em exercícios aeróbicos irá fazer com que o seu organismo que mais condicionado e saudável, realizando plenamente todas as funções. Resultado: com o seu corpo funcionando bem, a tendência é que a malhação se torne cada vez mais eficaz. Você só vai dificultar o aumento de massa muscular se apostar em exercícios intensos e de muito gasto calórico (correr cinco vezes por semana, por exemplo), que podem consumir a energia necessária para você se recuperar e ter um bom ganho de músculos.

[Fonte: Revista Boa Forma]

Assuntos Relacionados

4 comentários :

  1. Ótimo post e o tema sempre atual :)

    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom q curtiu minha repostagem! beijos

      Excluir
  2. Dani.. adorei a dica.. pena que estou tendo uns probleminhas durante a gestação e tive que trancar a academia..

    Bjos

    www.terapiafeminina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que triste!! mas vc volta depois! é magra! beijos

      Excluir