O que pode e não pode usar na gravidez: Cosméticos + minhas experiências

segunda-feira, julho 15, 2013 Daniela Oliva Roma 4 Comentários

Calma mulheres, não se apavorem. Nem tanto ao céu nem tanto a terra, já ouviram esse ditado? Desde que descobri que estava grávida fiquei buscando informações sobre o assunto e resolvi compartilhar com vocês.


Evite cremes que contenham ácido salicílico, ácido glicólico, ácido hidroxi e retinóis, especialmente durante o primeiro trimestre da gravidez, ou seja, até a semana 13.

Os cremes esfoliantes, cremes anti-idade, cremes para a acne ou cremes de dia, podem conter este tipo de componentes na sua composição, sobretudo os esfoliantes de pele. Os cremes com estes químicos não são aconselhados pois podem ser absorvidos pela sua pele, podendo chegar rapidamente até ao seu bebé em desenvolvimento.  

Pintar os cabelos, descolorir os pelos indesejáveis e realizar processos químicos nos fios (direto na raiz) também é bom evitar. Ainda não se provaram ligações diretas entre defeitos de nascença e estes químicos, mas mais vale prevenir do que remediar né? - Ou aquela frase muito usada entre bloggers: "Menos é Mais"

Depois do primeiro trimestre questione o seu médico se pode voltar a usar os seus cremes habituais, contudo, em caso de dúvida opte por não usá-los.

Já fiz um post indicando alguns cremes que as gestantes podem usar (visite aqui), mas deixarei outros sugestionados abaixo:
1.) Mavala Extra-Mild Nail Polish Remover - Se tem de fazer as unhas enquanto esta grávida, certifique-se que elas são pintadas numa área ventilada e, se possível, use verniz, base e removedor de verniz com o menos químicos possível. 

2.) Anti-Blemish Clearing Concealer - Corretivo para disfarçar as acnes e secá-las. 

3.) Anti-Blemish Solutions Clear Moisturizer - Creme hidratante que reduz a oleosidade da pele, a vermelhidão causada pelas acnes e a descamação.

4.) Clarins Baume Beaute Eclair - Creme hidratante que tem efeito luminoso e retira os contornos de fadiga.

5.) Biopur Pore Reducer Gel - Gel purificante que reduz os poros dilatados e equilibra o tom da pele.

6.) Pureness Matifying Compact Oil-free - Base em pó, sem óleo que reduz visivelmente os poros dilatados.

Problemas com Acnes na Gravidez:
Eu sempre tive acne, mesmo antes na adolescência, daí parou na época que casei. Depois com meus problemas hormonais, dentre eles alergia a pilulas anticoncepcionais, as espinhas voltaram com tudo. Fui em vários dermatologistas e cansei, porque nada resolvia e eu não queria me sujeitar à tomar Roacutan (se você está grávida não tome pelo amor de Deus. E se quer engravidar também não. o Feto pode não de desenvolver e o bebê pode ter mal formação). Então eu fiquei cuidado da minha pele sozinha, lavando, tonificando e hidratando diariamente. No início da gravidez, elas melhoraram, depois pioraram e hoje com 18 semanas estão bem melhores do que no início. Não estou usando nem mais base para sair de casa! rs

Em vários sites e livros sobre gravidez, dizem que as acnes tendem a melhorar e sumir após que o bebê nasce. Não acontece em 100% das mulheres e é melhor cuidar da pele mais do que nunca durante essa fase
  • Limpe sempre o rosto de manhã e à noite com um produto não gorduroso
  • Tonifique seu rosto com produtos sem álcool
  • Hidrate seu rosto com produtos adequados(evitar os ácidos citados no inicio e evite também produtos com Retinol A, Isotretinoína e Tetraciclina – o uso destes produtos não é aconselhado durante a gravidez) 
  • Passe um protetor/bloqueador solar facial antes de sair de casa e reaplique se necessário, para evitar manchas escuras na pele.

Manchas Escuras na Pele:
Outro problema de pele que surge frequentemente com a gravidez são as manchas escuras na pele que se chamam melasma, sendo também conhecidas como máscara de grávida e até como cloasmas. Mais de 50% das mulheres grávidas desenvolvem algum tipo de pigmentação escura à volta da boca, face ou testa, também chamada de hiperpigmentação. Como evitar?

Independentemente da estação do ano ou da ocasião, deve sempre usar um protetor solar de valor elevado. A exposição solar, mesmo num simples passeio pela rua, pode estimular a hiperpigmentação. O protetor solar aplicado antes de sair de casa é essencial. #IMPORTANTE

Surgimentos de Estrias:
Eu já tenho muita estria sem contar com gravidez. Aos 12 anos de idade, já tinha a altura de hoje: 1,73cm e minha pele esticou toda. As partes onde mais tenho são: Quadril, bumbum e joelho. Mas para quem não tem quase nenhuma deve ficar aflita durante a gravidez. Tem mulheres que não ligam, mas eu já conheci algumas que surtaram quando elas apareceram. Para prevenir é essencial que você não se esqueça de cuidar do corpo. Há muitas mulheres que se preocupam só com o rosto, cuidar e protegê-lo do sol e o restante nem um creminho passa. Por isso é necessário manter a pele hidratada. 

As estrias começam a surgir a partir do 2º trimestre de gestação. As estrias iniciam com uma inflamação que por vezes provoca comichão, tornando-se de cor avermelhada ou acastanhada. Surgem usualmente na zona do umbigo e podem expandir-se por toda a barriga numa espécie de padrão de bola de futebol. Poderão também surgir nos braços, mamas, ancas, coxas e nádegas. No final da gravidez elas permanecem, e com o tempo tendem a ficar esbranquiçadas. Indiquei recentemente o Bio Oil para prevenir as indesejáveis. 

É tão bom saber mais sobre a fase que você está e poder dividir o aprendizado. Finalizo esse post como missão cumprida, assim vocês podem compartilhar dessas informações com suas amigas grávidas. 

Assuntos Relacionados

4 comentários :

  1. Bom dia dani! post bem explicado!
    ahh to querendo engravidar ano que vem..e to vendo o que eu vou ter que usar e o que nao..
    vou guardar esse post nos meus favoritos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba oba oba! QUe lindo Kathya!!! Super apoio!!!
      Guarde sim! Obrigada! Beijos

      Excluir
  2. Gostaria de saber se posso usar RAPID CLEAR GEL SECATIVO PARA ESPINHAS- NEUTROGENA, pois estou grávida.
    Aguardo resposta, obrigada bjs Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ENtão veja com seu médico. Se tiver ácido, geralmente tem, é bom questionar! Beijos

      Excluir