A importância do Cálcio em todas as fases da vida

segunda-feira, setembro 15, 2014 Daniela Oliva Roma 0 Comentários

O cálcio é um mineral super importante em qualquer idade. Ele é essencial para ativar a contração muscular, a transmissão de impulsos nervosos, a coagulação do sangue e é um dos responsáveis pela força e resistência dos ossos nas várias etapas da vida.

Quando o cálcio já está em falta, a osteoporose, doença que afeta os ossos, pode aparecer. O problema acontece durante o processo de renovação das células ósseas, ou seja, os ossos não se renovam corretamente e vão ficando pouco densos e frágeis.

Conheça abaixo a importância do cálcio nas diversas fases da vida:

Infância e Adolescência: Fundamental para o crescimento do esqueleto
Fase Adulta: Entre 25 a 35 anos, o consumo é importante para a obtenção do pico de massa óssea. A partir os 35, é fundamental para repor a perda de osso que começa a ser detectada
Gravidez e Amamentação: As necessidades são maiores já que o corpo precisa receber cálcio em dobro para a mãe e o bebe
Menopausa: Após a menopausa, há a diminuição de estrogênios e o cálcio auxilia a evitar a perda rápida de osso
Terceira idade: Depois dos 65 anos, a absorção pelo intestino fica comprometida e, portanto, torna-se necessário um aumento de ingestão.

Os Alimentos fontes de cálcio são:

  • Leite e Derivados - Queijo, Manteiga, Iogurte
  • Vegetais Verdes Folhosos
  • Gema de Ovo
  • Leguminosos - Feijão, grão de bico, lentilha

Quando não é possível obter a quantidade necessária por meio dos alimentos, precisa tomar suplemento para que haja a fixação do cálcio no corpo e é recomendado a atividade de exercícios físicos como caminhada e corrida e também a ingestão da vitamina D.

A Sanofi indica o medicamento OS-CAL 500 + D que é indicado como complemento das necessidades organicas do cálcio, contendo vitamina D e também previne a osteoporose. 


*Pauta publicada gratuitamente

Assuntos Relacionados

0 Comentários :