Atividade Física para Crianças de maneira Divertida

terça-feira, novembro 11, 2014 Daniela O. R. 0 Comentários

Depois que o Rafi nasceu, sempre leio matérias sobre a obesidade infantil, mães que postam o assunto em suas redes sociais, mães que cortam todo e qualquer tipo de doce de seus filhos, para "evitar" a obesidade..enfim. Eu acho que sou uma mãe cuidadosa, porém de cabeça aberta. Qual criança vai ficar sem colocar um doce na boca? Parto do seguinte princípio: Se não fazem na sua frente, farão nas suas costas... (porque eu fazia pelas costas..de tanto que me "repreenderam")

Enfim..lógico que o doce ou massas, frituras e afins podem ser consumidos, mas de maneira leve, liberados uma vez na semana ou em alguma festinha..ou nas férias. Só que hoje em dia em algumas de minhas leituras, o pai libera o doce (um exemplo..pode ser qualquer alimento altamente calórico) para seu filho como "recompensa" de não ficar bastante tempo com ele e quando fica perto, faz todas as suas vontades. Isso acontece muito e as mães, ficam doidas, porque custam a estabelecer regras dentro de casa e o pai as destroem em um dia.

O que estou querendo dizer com todo esse blábláblá é que não adianta privar seu filho das coisas gostosas dessa vida. Caso contrário, certamente a criança vai crescer com isso na memória e começar a comer por sua ansiedade ou frustrações, o que não é legal. Mas se seu filho já está obeso e você não sabe como agir, continue lendo.

Já falou para uma criança obesa que vai matriculá-la em uma academia, pois ela precisa emagrecer? Acredito que a criança ficou aborrecida, de repente ela até sofra com buylling e os pais nem sabem.

Pensando nessas crianças, a personal trainer Iva Bittencourt, elaborou uma brincadeira para a criançada fazer na piscina do clube, na pousada da praia ou até mesmo no condomínio. Assim elas se divertem e emagrecem sem perceber:

Sugestão:

Criança 10 anos ou mais com obesidade grau I
Atividade – caça ao tesouro na piscina

Aquecimento

Com música do gosto da criança
Faça ela andar duas voltas na piscina e depois dançar por dois minutos uma coreografia. Coloque uma prenda para incentivar, como pontos que podem ser creditados e trocados por um brinde no final da semana. Se a criança for muito inibida o ideal é fazer dentro da água.

Cada duas voltas são dois minutos dançando faça duas rodadas e coloque-a para nadar. Duas piscinas ida e volta (mude o estilo do nado), dois minutos de dança (pode-se mudar a música) e depois ela pode mergulhar para buscar objetos que o professor espalha na piscina, cada objeto pode ter uma pontuação. Os menores podem valer mais, pois requerem mais esforço para encontrar (uso bolinhas de gude colorida garrafas pet com água e pequenos objetos que afundam)

Vou aumentando o grau de dificuldade a medida que a criança vai aquecendo. Mantenho ela na água por 50 minutos. Começo com duas aulas primeira semana, três na segunda e na terceira semana 4 aulas, na quarta semana a aula é 5 x semana.

Este trabalho é feito com o acompanhamento da nutricionista e o apoio dos pais.

Sobre Iva Bittencourt

Com 16 anos de experiência, a personal trainer Iva Bittencourt, especialista em “Fisiologia do Exercício” e “Treinamento de Força”, além do trabalho que desenvolve com seus alunos, ministra cursos e palestras para os profissionais da área de Educação Física, apresenta o programa “Ginasticando com as Estrelas” na TV Cinec e contribui como consultora para diversas revistas de circulação nacional. site: www.ivabittencourt.com.br


Gostaram da dica mamães? Beijos

Assuntos Relacionados

0 Comentários :