Nova Legislação para Protetores Solares

quarta-feira, novembro 12, 2014 Daniela O. R. 0 Comentários

Entrou em vigor em junho deste ano a nova legislação para proteção solar, chamada resolução RDC 30/12, que criou novas regras para os fabricantes de filtros solares dos países do Mercosul.

A nova legislação permite FPS (Fator de Proteção Solar) máximo de 99 e aumenta o FPS mínimo e de 2 para 6. A lei também passa a exigir que a proteção contra os raios UVA seja obrigatória (no mínimo um terço do valor do FPS declarado no produto).

A exigência dos testes para comprovar a eficácia do protetor, se mantém, de forma que as alegações sobre a resistência à água, entre outros benefícios devem ser comprovadas com metodologias específicas e a orientação sobre a reaplicação do protetor pelo consumidor é obrigatória no rótulo.

Para o consumidor final e usuário dos protetores, qual é a importância dessa nova legislação? O que muda para ele?

O Brasil é o maior mercado de protetor solar do mundo, segundo dados da Euromonitor. Dados de recente pesquisa feita pela Mintel, em parceria com a Ipsos Observer Brazil, indicam que 94% dos 940 adultos entrevistados usam protetores solares justamente para prevenir câncer de pele. Os números revelam que a preocupação das pessoas com os cuidados com o sol tem aumentado, enquanto há poucos anos o uso desses produtos não era considerado essencial para a exposição ao sol.

Com a proximidade da estação mais quente do ano, a preocupação cresce, mas é importante destacar que em todas as estações a radiação solar tem incidência sobre as pessoas e é bastante prejudicial à saúde, pois é responsável por causar o envelhecimento precoce da pele, alergias e, nos piores casos, o câncer de pele. É por isso que o uso dos filtros solares é essencial para garantir maior proteção e minimizar os efeitos dos raios UVA e UVB.

A BASF, líder química mundial é a principal fornecedora de matérias-primas para a indústria de cosméticos. O portfólio da empresa para proteção solar conta com grande variedade de produtos, além de uma linha completa de filtros UV: Tinosorb®, Uvinul®, T-Lite™SF-S, Z-Cote®, Tinogard®.

"Pauta recebida pela assessoria da BASF e publicada gratuitamente para informar você, meu querido leitor!

Assuntos Relacionados

0 Comentários :