Copa do Brasil de Fotografia

sexta-feira, março 02, 2018 Daniela Oliva Roma 0 Comentários


A Cidade de Petrópolis irá abrir a temporada 2018 da “Copa do Brasil de Fotografia”. Interessados de qualquer nível já podem se inscrever no site do evento, no endereço eletrônico https://www.copadobrasildefotografia.com.br. A Copa acontecerá no dia 11/03 às 10 horas, na Cervejaria Bohemia , reunindo programação cultural, lazer e entretenimento para toda a família.  Caso more em outra cidade existe a possibilidade de participar da prova online.

Composta de várias etapas de atividades fotográficas, a “Copa do Brasil de Fotografia” integra nomes novos e consagrados. As categorias são divididas em individuais (“Desafio Light e Expert” e “Mobgrafia” que é feita por smartphones),  trio e equipe. O desafio consiste em reunir os participantes em um mesmo dia e local, distribuindo tema e condições esperadas das fotografias. A largada é dada e as fotos devem ser entregues no horário estipulado. Cada categoria pode participar com uma fotografia. Os ganhadores serão premiados no mesmo dia.

O projeto nasceu a partir de dois grandes hobbies: as provas esportivas de rua, que reúnem milhares de pessoas, e a fotografia. A diferença é que na maioria dos concursos fotográficos não há interação entre os participantes. A maratona tem clima diferente: reúne amigos, provoca ansiedades na largada e na conferência do resultado e promove interação”, destacou a organizadora do evento, Renata Santos. 

Todos recebem camiseta e medalhas e os vencedores ganham também serviços na 46º, produtos da FotoImagemRio e a Mascote a Gioconda uma linda oncinha que tem esse nome em homenagem a primeira fotógrafa brasileira Gioconda Rizzo. 

Os Vencedores da "Copa" do ano passado já colhem frutos do seu trabalho a vencedora da etapa de Juiz de Fora Soraia Míscoli fez sua primeira exposição "Espelhos da Alma" depois do resultado da "Copa". E o Edgard Pujol nosso jovem revelação de 2017 de Petrópolis já está atuando profissionalmente.

SOBRE AS CATEGORIAS
Quem tem até 25 anos pode se inscrever na categoria “Light” e, acima desta idade, na “Expert”. Em ambas, a foto deverá ser feita em máquina digital profissional ou compacta. A “Mobgrafia” é aberta para fotógrafos de celulares ou tablets. Nesta categoria, a foto deverá ser entregue via fan page do evento, obedecendo às regras estipuladas.

Na categoria “Ensaio” serão premiados modelo, fotógrafo e assitente. A de “Equipe” poderá ter, no mínimo, cinco fotógrafos e, no máximo, 20, de qualquer categoria (exceto “Mobgrafia”), misturada ou não. Vence o grupo que obtiver maior pontuação entre os cinco primeiros fotógrafos.

Mas a grande novidade desse ano é a Prova Online, os participantes dessa prova recebem o tema via redes sociais e também tem um prazo para fazer a foto e enviar pelo e-mail e podem estar em qualquer cidade brasileira exceto a cidade de Petrópolis. 

A pontuação, para todas as categorias, considerará coloração, tema e critérios técnicos. As inscrições variarão de R$ 45 (“Mobgrafia”) a R$ 65 (prova em trio). Todos os participantes receberão um kit com e camisa e medalha de participação, entregue no dia e local do evento. O regulamento completo está disponível no site do evento.

"ZOOM NO FUTURO"

Por todas as cidades por onde passar, a “Copa do Brasil de Fotografia” será agregada ao projeto “Zoom no Futuro”, que oferecerá a jovens do Projeto Petrópolis Criança Cidadã do Batalhão D.Pedro, uma câmera e um minicurso de fotografia. “A intenção é apresentar a jovens de 14 a 18 anos todas as possibilidades que o mundo da fotografia oferece, que inclui, além do fotógrafo, modelo, maquiador, editor, iluminador e outras modalidades, que podem despertar o seu interesse, além de incentivá-los nos estudos, já que a fotografia está relacionada à física e à matemática, por exemplo”, explicou Renata Santos

Assuntos Relacionados

0 Comentários :

Obrigada por comentar. Caso necessite de uma resposta mais rápida, entre em contato através das mídias do blog =)