Flow de Notícias

Os Conversadores lança antologia poética para homenagear São Paulo

No próximo dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo celebra seu 465º aniversário. Para homenagear a capital paulista, o grupo Os Conversadores, coletivo que desde 2008 reúne artistas com o intuito de promover, principalmente, a literatura e a música, lança a antologia poética “40 poetas em SP”. O livro reúne poesias que de alguma forma se relacionam com a cidade e o “Sarau dos Conversadores”, principal atividade do grupo no momento. O lançamento, pela Editora Patuá, será na Patuscada - Livraria & Café, das 16 às 22h.
A antologia é também a celebração de dez anos do coletivo, criador do Sarau dos Conversadores. A iniciativa reúne diversos artistas em torno da música, poesia, prosa, dança, pintura, desenho, fotografia e vídeo, e esteve em cartaz todo último sábado de cada mês, entre junho de 2013 e fevereiro de 2018, na Livraria da Vila (unidade da Al. Lorena). Atualmente o grupo se apresenta todo primeiro sábado de cada mês na Mercearia Carauari (Praça Carauari, 8 – Vila Maria), além de apresentações em outros espaços  e eventos, quando convidados.


40 poetas em SP” reúne, como o nome denuncia, 40 poetas que já participaram e/ou ainda participam do Sarau dos Conversadores, e conta com ilustrações de Edson Tobinaga, que também é músico compositor e um dos fundadores do grupo. A obra traduz a diversidade dos seus autores, que exploram suas diferentes maneiras de se relacionar com a cidade, não necessariamente numa abordagem direta.


Cacá Mendes, membro e fundador de Os Conversadores, comenta: “Morar em São Paulo, principalmente para aqueles que trabalham para a sua subsistência, tem sido um ato de resistência. ‘40 poetas em SP’ pode ser uma provocação, e mais, poesia nos dias de hoje é, com certeza, uma afronta”


Lançamento antologia: 40 POETA EM SP


Data: 25/01/2019
Local: Patuscada - Livraria & Café (Rua Luís Murat, 40)
Horário: das 16 às 22h
Entrada gratuita
Mais informações: (11) 987926567
Sobre o grupo “Os Conversadores”
“Os Conversadores” surgiram em 2008 com a oficina/show CONVERSA EM 3 ATOS, mesclando teatro, música, poesia e cinema. O grupo apresentou o espetáculo em espaços como Cineclube Consciência (Jundiaí), SESC Bauru, Virada Cultural Paulista (São Bernardo do Campo), entre outros locais na cidade de São Paulo. A sequência, criou-se o espetáculo poético-musical também intitulado OS CONVERSADORES, que passou por locais como Teatro Municipal de Mococa (Mococa SP), unidades da Livraria da Vila em São Paulo (SP), além do “Projeto Seis na Sé”, do Metrô SP, “Projeto Música no Parque”, da Prefeitura de Osasco (SP), entre tantos outros locais. As duas montagens foram criadas pelo poeta Cacá Mendes e pelo músico Edson Tobinaga, sob colaboração e apoio do produtor Tony Fernandes. Em 2013, o grupo criou o SARAU DOS CONVERSADORES (https://www.facebook.com/osaraudosconversadores/), que esteve em cartaz na Livraria da Vila (da Al. Lorena) até fevereiro de 2018, e atualmente se apresenta no Bar e Mercearia Carauari (Praça Carauari, 8 ´Vila Maria). O grupo “Os Conversadores” atualmente é formado por Edson Tobinaga, Isadora Aguillera, Bruno Chida e Cacá Mendes.


40 POETA EM SP
Ângela Fabiana, Aníbal Toneatti, Alexandre Paulino, Arnaldo Afonso, Brisa Rodrigues, Bruno Black, Benedito Bergamo, Cá Berto, Claudinei Vieira, Cleusa Santo, Daniel Ilirian Carvalho, Danita Cotrim, Deborah Furquim, Débora Napoética, Edmilson Corrêa de Souza (Edmyl), Edson Tobinaga, Edu Dieb, Elaine Agustini, Eliseu Marino, Fátima Oliveira, Fernando Vasqs, Flôr Kepah, Germano Gonçalvez, Heleno Álvares, Hugo Paz, Inês Santos, João Caetano Nascimento, José Clemente, Kauê Aguillera, Oswaldo Higa, Patricia Cardozo, Paulo Mapu, Rosana Crispim da Costa, Risomar Fasanaro, Santiago Dias, Sílvia Maria Ribeiro, Stefani Costa, Tayná Sena, Vera Lúcia Godoy e Yara Camillo.
Editor: Eduardo Lacerda
Capa e Ilustrações: Edson Tobinaga
Curadoria: Mariana Torres, Cacá Mendes e Edson Tobinaga
Organização da antologia: Sarau dos Conversadores e Grupo Os Conversadores  
Editora Patuá

Nenhum comentário