Flow de Notícias

SESC VERÃO 2019: Atividades físicas gratuitas para toda a população a partir deste sábado, 5

A programação da 24ª edição do evento, que vai até 05 de março
nas 39 unidades do estado de São Paulo, contará com atividades que visam promover
a inserção da cultura da prática físico-esportiva no cotidiano da população


As atividades físicas e esportivas como espaço de melhoria das relações sociais. Foi a partir desta proposta que as 39 unidades do Sesc São Paulo elaboraram as cerca de 1800 atividades da 24ª edição do projeto Sesc Verão. Entre os dias 05 de janeiro e 05 de março a população da capital, Grande São Paulo, interior e litoral terá à disposição uma programação diversificada e inteiramente gratuita.

O objetivo desta edição é promover a inserção da prática físico-esportiva no cotidiano da população, explorando aspectos ligados às relações coletivas presentes nas práticas corporais. Para tanto, o público terá à disposição uma variada seleção de atividades, em que poderá ter contato com importantes nomes do esporte nacional, participar de aulas abertas, assistir a apresentações esportivasexposiçõesencontros e torneios, além de desfrutar de momentos de lazer e cultura.

diretor do Sesc São PauloDanilo Santos de Miranda, afirma que “ao lançar o olhar para as atividades físico-esportivas como meio para a melhoria das relações sociais,  o Sesc Verão  reforça a ação institucional em promover e valorizar o convívio de todos os públicos, além de destacar a potência do esporte para o estímulo do bem-estar - individual e coletivo - e a melhoria da qualidade de vida, premissas do Sesc”.

Interação e Convívio – O Sesc Verão 2019 convida o público ao engajamento, ao convívio e à atenção para a coletividade como elementos fundamentais para a adesão às atividades físicas no dia a dia para o combate ao sedentarismo.

A partir do eixo temático, a programação desta edição pretende aguçar os relacionamentos que derivam das interações no universo das práticas físico-esportivas, sejam elas as interações entre pessoas, instituições ou com o meio em que estão inseridas.

Nesta edição, destacamos as relações sociais originadas e presentes nas mais diversas atividades físico-esportivas, entendendo-as como um dos aspectos mais impulsionadores para a inserção de tais atividades no cotidiano da população”, afirma Maria Luiza Souza Diasgerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO – GRANDE SÃO PAULO
Entre as atividades programadas nesta edição do Sesc Verão, o público da capital e Grande São Paulo terá a oportunidade de conhecer e experimentar diversas atividades físicas e esportivas, ao lado de ídolos do esporte nacional.

Entre as presenças confirmadas estão nomes como AlexJameli e Sérgio (futebol); Vanderlei Cordeiro de Lima e Alan Fonteles (atletismo); Joanna Maranhão e Cesar Cielo (natação); Fernando Meligeni (tênis); Magic Paula e Janeth (basquete), Daniel Cubano (handebol); Serginho, Fofão, Douglas Souza, Jaqueline Carvalho, Renan Dall Zotto e Dani Lins (vôlei); Sandro Dias (skate), Diogo Silva (taekwondo), Marcel Sturmer (patinação artística); Flavio Canto (judô); André Rienzo (beisebol); Hugo Hoyama e Bruna Takahashi (tênis de mesa); Servílio de Oliveira e Robson Conceição (boxe); Flavio Ascânio (snowboard); Miguel Pupo (surfe), Cristal Rocha (basquete 3x3) e Davi Albino (luta greco romana).

Haverá também atividades dedicadas ao esporte paralímpico, como a demonstração de Handebol em Cadeira de Rodas, além da presença de Fabíola Dergovics, atleta do arco e flecha paraolímpico e Rogerinho, paratleta da seleção brasileira de futebol de amputados.

Outra característica marcante do Sesc Verão é o público encontrar as unidades especialmente ambientadas para o evento, com a criação de espaços e instalações interativas,  com programação voltada para toda a família.

Unidades - No Sesc Pompeia, zona oeste, será montada uma instalação que terá como base os territórios das comunidades de São Paulo que surgiram espontaneamente para a prática esportiva. Academia de boxe sob viadutos, prática de atletismo e skate são as inspirações da ambientação, destacando os personagens paulistanos que viabilizam essas as ações comunitárias por meio do esporte.

Ainda na zona oeste da cidade, o Sesc Pinheiros receberá um encontro que mostrará ao público o papel de atletas incentivadores de políticas públicas no esporte, com a presença da nadadora e ativista Joanna Maranhão.

Já o Sesc Santana, na zona norte, receberá para vivências com o público Renan Dall Zotto, atual técnico da seleção masculina de vôlei e multicampeão de natação Cesar Cielo, como destaques em janeiro.

O público que passar pela região central de São Paulo, terá a disposição a instalação “A Imigração e a Prática Esportiva na Cidade de São Paulo”, no Sesc 24 de Maio. Trata-se de uma ambientação - com jogos e brincadeiras voltados para o público infantil e informações sobre hábitos esportivos oriundos de outros países - que mostra como os imigrantes de vários países influenciaram a prática de esportes e a formação de clubes esportivos.  No Sesc Florência de Abreu, o destaque será o  Simulador de Parapente, com óculos de realidade virtual o participante vivenciará o Voo livre com três níveis de dificuldade. Já o Sesc Consolação recebe o atleta Flavio Ascânio para uma demonstração e bate-papo sobre o Snowboard.

Ainda no centro da cidade, será montada pelo Sesc Carmo “Arena Poliesportiva Sesc Verão”, espaço composto por uma quadra poliesportiva montada na Praça do Poupatempo Sé, onde será possível vivenciar diferentes modalidades esportivas e atividades físicas variadas.  E a mais nova unidade do Sesc no estado, o Sesc Avenida Paulista trabalhará com games que incentivam e simulam práticas de atividades físicas como PadGenius gigante GMF Exergames.

Por sua vez, o Sesc Parque Dom Pedro II terá uma atividade especialmente dedicada ao público que deseja aprender a andar de bicicleta, além de realizar um Enduro a Pé pelas ruas do centro de São Paulo no dia do aniversário da capital paulista. Também no centro, o Sesc Bom Retiro realizará o Festival Corpo Solidário, dedicado a diversas modalidades como Ginástica Rítmica, Triatlo, Taekwondo e Basquete 3x3.

Na zona sul, o Sesc Vila Mariana foi buscar na África a inspiração para sua programação. A ambientação “Do Ancestral ao Contemporâneo: O Resgate do Movimento e das Relações”convidará o público a desafios como pendurar-se em cipós, correr, pular, deslocar de diversas maneiras, em espaços cenográficos com elementos ligados à cultura e ao ambiente africano, remetendo ao homem ancestral e seus desafios de sobrevivência.

Também na zona sul da capital, o Sesc Ipiranga buscou inspiração no papel que esporte imprime nas ações de transformação social, por meio de exemplos de casos pessoas que passaram por essa experiência  para a instalação “O Corpo, O Esporte e uma Boa História Pra Contar”. No Sesc Interlagos, a patinação artística será apresentada por Marcel Sturmer, atleta que conquistou por quatro vezes a medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos: em Santo Domingo 2003, Rio 2007, Guadalajara 2011 e Toronto 2015. Em 2013, fez história ao ganhar a medalha de ouro nos Jogos Mundiais de 2013.

Já o Sesc Santo Amaro realizará um Passeio Ciclístico de aproximadamente 32km, utilizando a ciclovia da Marginal Pinheiros. O Sesc Campo Limpo, por sua vez, reunirá diversos atletas que falarão sobre suas carreiras no cenário futebolístico e o quanto as experiências vividas por eles demonstraram que o esporte pode ser utilizado como uma importante ferramenta de desenvolvimento social.

Na zona leste da cidade, o Sesc Belenzinho apresenta a Exposição fotográfica “No Limite da Ação - As quatro novas modalidades olímpicas na fotografia brasileira”. Ainda na região leste da capital, o Sesc Itaquera exibirá, aos domingos, sessões de cinema no Parque Aquático, com destaque para o documentário Maria Lenk - A Essência do Espírito Olímpico.

Grande São Paulo - No ABC paulista, a área de convivência do Sesc Santo André terá a instalação “Fluxo”, um local de prática informal de atividades físicas, com desafios motores, nos quais corpo e movimento exploram novas possibilidades .

Sesc São Caetano preparou uma série de atividades que serão realizadas no Espaço Verde Chico Mendes, como Duathlon Desafio e Circuito às Escuras, enquanto o Sesc Osascoconcentrará as ações em atividades de equilíbrio como Trickline e Highline, além do Futebol Callejero, uma mistura de futebol com uma interação mútua no debate de valores, tornando-o “futebol social” no verdadeiro sentido da palavra.

Espaços Públicos – Nos espaços localizados fora das unidades do Sesc, destaque para atividades como a apresentação de Handebol em Cadeira de Rodas no Poupatempo Sé; a atividade de Enduro a Pé, que percorrerá importantes trechos da região central; a Ocupação Urbana Esportiva, instalada em praças nas comunidades de Heliópolis e Vila Prudente; o passeio Vou de Bike!, que percorrerá trechos da zona norte em direção ao Parque da Juventude; o Passeio Ciclístico com aproximadamente 32 km onde será utilizada a ciclovia da Marginal Pinheiros; e as atividades Desafio Duathlon e Circuito às Escuras, realizados no Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano do Sul. 

As estações Luz e São Paulo Morumbi, da Linha Quatro do Metrô irão receber, em semanas alternadas, vivências de Novos Esportes. Tratam-se de jogos em espaços reduzidos, oriundos de diversos países.

Outras atividades – Destacam-se também, entre as atividades programadas, o show da banda brasiliense Plebe Rude, encerrando o Treino de Corrida no Sesc Itaquera e a exibição do documentário Maria Lenk - A Essência do Espírito Olímpico, de Iberê Carvalho, na mesma unidade.

A seguir os destaques da programação de janeiro, ordenados por data, realizados pelas unidades da capital e Sesc da Grande São Paulo, divididos em: práticas esportivas com atletas convidadosinstalações criadas para prática esportiva nas unidadesatividades em espaços fora de unidades do Sesc SP e aulas abertas, recreações e oficinas.

PRÁTICAS ESPORTIVAS COM ATLETAS CONVIDADOS
CLÁSSICO ITALIANO - MOOCA X PERDIZES - JAMELI X ALEX (Sesc 24 de Maio)
Apresentação esportiva de futebol com atletas que defenderam as cores do Juventus da Mooca e o Palmeiras (antigo Palestra Itália) de Perdizes. Junto ao público serão feitos desafios esportivos para que os atletas possam demonstrar toda sua categoria que os consagrou no futebol. Pelo lado juventino, Jameli, ex-meio campista de Santos, São Paulo, Corinthians e Zaragoza. Sua ligação com a Mooca se dá por ter jogado toda sua infância e juventude pela equipe da colônia italiana. Pelo lado alviverde, Alex, ex-meio campista de Coritiba, Cruzeiro e Fenerbahçe. Teve 3 passagens de destaque pelo Palmeiras, a principal delas entre 1998 e 2000, conquintado dentre diversos títulos a Libertadores da América de 1999. Local: 8º Andar - Esportes. Livre. Grátis
05/01. Sábado, das 11h às 12h30

FESTIVAL CORPO ESPORTIVO – DIOGO SILVA E EQUIPES CONVIDADAS (Sesc Bom Retiro)
Este evento marca o início do Sesc Verão 2019 no Sesc Bom Retiro com as seguintes apresentações esportivas: Ginástica Rítmica com atletas da CIA GR; Corpo Ativo com Equipe Sesc Bom Retiro; Experiência Triatlo com Equipe Sesc Bom Retiro; Taekwondo com Diogo Silva, campeão pan-americano em 2007; Basquete 3x3, com a equipe feminina Corinthians; Disputa de enterradas com os atletas da Associação Nacional de Basquete 3x3 e Ritmos populares, com Bloco Ilú Obá de Min. Ginásio Poliesportivo.
05/01. Sábado, das 14h às 18h

O FUTEBOL COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL COM ALEX, RENATA MENDONÇA E ROGERINHO (Sesc Campo Limpo)
Numa mesa de debate composta por Alex (ex-atleta da seleção brasileira, Coritiba F.C., S.E. Palmeiras e Fernerbahçe S.K.), Renata Mendonça (jornalista esportiva e co-fundadora do portal "Dibradoras") e Rogerinho (paratleta da seleção brasileira de futebol de amputados), os convidados falam sobre suas carreiras no cenário futebolístico e o quanto as experiências vividas por eles demonstraM que o esporte pode ser utilizado enquanto uma importante ferramenta de desenvolvimento social. Tenda. Grátis. Livre.
05/01. Sábado, das 16h às 17h.

JOGA JUNTO: FUTEBOL, FUTEBOL FEMININO E FUTEBOL DE AMPUTADOS (Sesc Campo Limpo)
Após o bate-papo, Alex, Renata Mendonça e Rogerinho se juntam à paratletas da equipe de futebol de amputados da cidade de Mogi das Cruzes e ao público em geral para uma amistosa e divertida partida de futsal. Quadra Poliesportiva. Grátis. Livre.
05/01. Sábado, das 17h às 19h.

SNOWBOARD - COM FLAVIO ASCÂNIO (Sesc Consolação)
Bate-papo, demonstração e vivência do snowboard, modalidade surgida nos EUA.  Flávio Ascânio é organizador e locutor de eventos de demonstração e competição no Brasil desde 1998, comentarista de eventos competitivos no Brasil e no mundo para o SporTV, ESPN do Brasil e Globo desde 1998.  Como atleta foi seis vezes campeão Brasileiro Master (Big Air: 2009, 2015 e 2018; Slopestyle: 2010 e 2011; Snowboard Cross: 2012) e sete vezes vice-campeão Brasileiro Master (Slopestyle: 1996, 2007, 2008, 2012 e 2013; Big Air: 2005 e 2016). A partir de 6 anos.  Local: Ginásio Verde (2º andar). Livre. Grátis. 05/01. Sábado, das 14h às 16h.

APRESENTAÇÃO DE PATINAÇÃO ARTÍSTICA - COM MARCEL STURMER (Sesc Interlagos)
Conquistou por quatro vezes a medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos: em Santo Domingo 2003, Rio 2007, Guadalajara 2011 e Toronto 2015. Quinze vezes campeão brasileiro da modalidade. Campeão da Copa da Alemanha de 2008. Em 2013, fez história ao ganhar a medalha de ouro nos Jogos Mundiais de 2013.  Local: Ginásio. Livre. Grátis.
05/01. Sábado, das 14h às 15h.

VÔLEI COM DOUGLAS SOUZA E JAQUELINE CARVALHO (Sesc Santana)
Apresentação esportiva, seguida de vivência e bate-papo com os atletas de voleibol Douglas Souza e Jaqueline Carvalho. Douglas Souza ganhou o prêmio de melhor jogador de vôlei do ano do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e foi eleito o melhor ponteiro dos Campeonato Mundial disputado na Itália e na Bulgária. Jaqueline foi bicampeã olímpica, em Pequim 2008 e Londres 2012, com 18 anos na Seleção Brasileira. Grátis. A partir de 7 anos. Ginásio.
05/01. Sábado, das 15h às 17h.

VOLEIBOL COM DANI LINS (Sesc Santo Amaro)
Danielle Lins atua como levantadora titular do clube Hinode/Barueri  e também da seleção brasileira. Ela, que sonhava em ser nadadora, começou a jogar vôlei como atacante. Dona de 7 títulos de melhor levantadora de campeonatos nacionais e internacionais e se tornou jogadora referência dentro da seleção, tendo sido considerada peça essencial para o ouro olímpico nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Ginásio de Esportes
05/01. Sábado, das 15h às 17h.

EVENTO DE ABERTURA - DA SOBREVIVÊNCIA AO ESPORTE: O CAMINHO ATÉ HOJE (Sesc Vila Mariana)
Bate-papo com Fabíola Dergovics (Tiro com Arco), Camila Macedo Escalada), Eric Rubin (Parkour) e Pablo Santurbano (Fisioterapeuta). Os atletas das  modalidades de Arco e Flecha, Escalada e Parkour e um fisioterapeuta irão contextualizar como essas atividades já estavam presentes no cotidiano dos nossos antepassados por meio da caça, fuga e sobrevivência. Praça De Eventos
05/01. Sábado, das 11h às 12h30

BOXE COM SERVÍLIO DE OLIVEIRA (Sesc 24 de Maio)
Servílio de Oliveira foi um dos maiores pugilistas do Brasil em todos os tempos. Nascido em São Paulo conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1968, sendo o único a alcançar esse fato até os Jogos Olímpicos de Londres 2012, quando três brasileiros (Adriana Araújo, Esquiva Florentino e Yamaguchi Florentino) chegaram à semifinal do boxe nas Olimpíadas de Londres.  Local: 8º Andar - Esportes. Livre. Grátis.
06/01. Domingo, das 15h às 16h30.

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA DE SKATE - COM SANDRO DIAS (Sesc Belenzinho)
O hexacampeão mundial de skate Sandro Dias,o Mineirinho, referência do skate nacional e internacional, primeiro no mundo a completar a manobra conhecida como 900º em uma competição, irá comandar vivência e bate-papo sobre a modalidade. Local: Praça Central. Livre Grátis
06/01. Domingo, das 11h às 13h

VÔLEI COM O TÉCNICO RENAN DALL ZOTTO (Sesc Santana)
Vivência esportiva da modalidade com o técnico Renan Dall Zotto, seguida de bate-papo. Renan é ex-jogador e atual técnico da Seleção Brasileira de voleibol. Como atleta foi um dos maiores nomes do esporte nas décadas de 1980 e 1990, alcançando sucesso absoluto em quadras defendendo a Seleção Brasileira e clubes nacionais e italianos. Grátis. A partir de 7 anos. Ginásio.
06/01. Domingo, das 15h às 17h.

TÊNIS DE MESA COM HUGO HOYAMA E BRUNA TAKAHASHI (Sesc Santo André)
Demonstração e vivência do esporte com esses dois importantes atletas da modalidade no Brasil. No Espaço de Eventos. Livre Grátis
06/01. Domingo, às 16h

NA TRILHA DO CORREDOR ANCESTRAL. COM VITOR CARRARA (Sesc Vila Mariana)
A corrida deveria ser em primeiro plano, uma atividade natural humana e, em segundo plano, uma modalidade esportiva. Porém a atual inversão dessa lógica pode ser a raiz da grande incidência de lesões, baixo desempenho e, em consequência, o abandono da prática. Este curso de 6 encontros busca facilitar, motivar e principalmente empoderar os participantes, a se engajarem em um "novo" hábito de movimentação e deslocamento no seu dia-dia, Serão 5 encontros realizados nas dependências do Sesc Vila Mariana ou locais próximos e o último encontro será realizado na cidade de São Francisco Xavier (150km de São Paulo), onde os participantes poderão vivenciar o que foi aprendido ao longo do curso, em contato direto com a natureza em uma trilha. VCom o educador físico Vitor Carrara. Praça de Eventos.
10/01 a 14/02. Quintas, das 19h às 21h. Exceto dia 24/01
17/02. Domingo, das 6h às 14h

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA:  SKATE COM SANDRO DIAS E SKATESCOLA (Sesc Pompeia)
Nesta ação, o skatista conhecido como Mineirinho, hexacampeão mundial da modalidade, vai apresentar sua trajetória, os principais desafios da carreira, e ao final interagirá com o público presente em nossa pista. Além disso, Sandro apresentará um projeto social apoiado por ele, o Skatescola- Superando Obstáculos. Local: 4° andar
12/01. Sábado, das 15h às 17h.

LUTA GRECO ROMANA COM DAVI ALBINO (Sesc Santo Amaro)
Também conhecida como Luta Olímpica, trata-se de uma modalidade esportiva disputada desde o ano 704 a.C. nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Atualmente é dividida em três estilos: Greco-romano, Livre masculino e Luta feminina. No estilo greco-romano, os atletas só podem utilizar tronco e braços para defender e atacar. Ginásio de Esportes
12/01. Sábado, 14h30 às 16h30.

RECREAÇÃO COM GOLEIROS (Sesc Belenzinho)
Recreação de futebol soçaite com Sérgio, ex-goleiro. Livre. Grátis.
13/01. Domingo, das 9h30 às 11h30

JOGANDO BEISEBOL COM ANDRÉ RIENZO (Sesc Parque Dom Pedro II)
André Albanez Rienzo é um jogador de beisebol brasileiro. Joga como arremessador, pelo Miami Marlins na Major League Baseball. Ele representou o Brasil no 2013 World Baseball Classic. Rienzo se tornou o segundo jogador brasileiro na MLB e primeiro a iniciar um jogo como arremessador. Jogando Beisebol com André Rienzo. Livre. Grátis.
13/01. Domingo, às 14h

ATLETISMO COM ALAN FONTELES (Sesc Santo André)
Vivência e bate-papo com o atleta paraolímpico brasileiro, campeão paralímpico e mundial de atletismo.No Espaço de Eventos. Livre Grátis
13/01. Domingo, às 16h.

ATLETAS COMO INCENTIVADORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO ESPORTE - COM JOANNA MARANHÃO E DRA SILVANA GOELLNER (Sesc Pinheiros)
Atleta e ativista, Joanna Maranhão bate um papo sobre sua trajetória dentro da natação de alto de rendimento, seu ativismo político dentro e fora do mundo esportivo, juntamente com a Prof. Dra. Silvana Gollner que fará as reflexões acadêmicas sobre o assunto. Local: Ginásio Ônix, 7º andar
Inscrição no dia e local da atividade. Vagas limitadas. Grátis. Não recomendado para menores de 12.
17/01. Quinta, das 19h30 às 21h30

TREINO DE CAMINHADA E CORRIDA - COM VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA (Sesc Itaquera)
Vanderlei Cordeiro de Lima comandará corrida e caminhada pelo Sesc Itaquera com percursos de 9km e 4km. Como ação preventiva, ao visitar o Sesc Itaquera, é recomendável que o público esteja vacinado contra a Febre Amarela há mais de 10 dias Local: Alamedas da Unidade. Livre. Grátis.
19/01. Sábado, das 7h às 9h

TÊNIS DE CAMPO - COM FERNANDO MELIGENI (Sesc Pinheiros)
Apresentação e vivência de um dos esportes olímpicos mais praticados no mundo, com o atleta Fernando Meligeni. Local: Ginásio Ônix, 7º andar. Inscrição no dia e local da atividade. Vagas limitadas. Grátis. Livre.
19/01. Sábado, das 15h30 às 17h30

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA: BOXE COM ROBSON CONCEIÇÃO (Sesc Pompeia)
Nesta atividade, o pugilista brasileiro, medalha de ouro nos jogos olímpicos do Rio em 2016, e atualmente competindo profissionalmente com 10 vitórias em 10 lutas, contará detalhes de sua formação, apresentará os movimentos básicos da modalidade, além de interagir com o público presente. Além disso, contará detalhes de sua iniciação na modalidade à partir de projetos sociais em Salvador. Local: 4° andar
19/01. Sábado, das 15h às 17h.

SURFANDO COM MIGUEL PUPO (Sesc Santana)
Apresentação esportiva, seguida de vivência e bate-papo, com o atleta Miguel Pupo, vencedor de torneios nacionais e internacionais e integrante da elite do surf mundial (WCT). Grátis. A partir de 7 anos. Piscina.
24/02. Domingo, das 11h às 13h.

JOGANDO VOLEIBOL COM SERGINHO ESCADINHA E FOFÃO (Sesc 24 de Maio)
Atletas veteranos, campeões em seus clubes e com a seleção brasileira, se apresentam em jogo exibição com o público. Serginho é um jogador de vôlei brasileiro, atuando como líbero. É tido como o melhor líbero da história do vôlei, com suas defesas difíceis e passes precisos, fazendo diferença em suas atuações. É único jogador da história a disputar quatro finais olímpicas consecutivas entre 2004 e 2016, sendo campeão nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Rio de Janeiro (2016). Fofão atuava como levantadora, defendeu diversos clube e prestou grande serviço à seleção brasileira. Pela seleção, de 1991 a 2008, disputou 340 partidas e esteve presente em cinco edições consecutivas dos Jogos Olímpicos, iniciando em 1992. Foi campeã olímpica em 2008 e medalhista de bronze em 1996 e 2000. A partir de 7 anos Local: 8º Andar - Esportes. Livre. Grátis
25/01. Sexta, das 14h às 15h30

BASQUETE 3X3 COM CRISTAL ROCHA (Sesc Avenida Paulista)
Apresentação e vivência da modalidade de Basquete 3x3 com a atleta referência da modalidade no Brasil: Cristal Rocha. Praça. Livre
25/01. Sexta-feira, às 15h

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA: ARTES MARCIAIS COM FLÁVIO CANTO E INSTITUTO REAÇÃO (Sesc Pompeia)
Lutador de judô e jiu-jitsu, fundador e presidente do Instituto Reação é também apresentador de esportivos nos canais Sportv. Medalhista olímpico e campeão pan-americano, Flávio irá contar detalhes do trabalho em seu instituto, Reação, sediado em uma comunidade do Rio de Janeiro e que atende inúmeros jovens em condições de vulnerabilidade. Após a apresentação, Flávio irá interagir com o público presente em nosso espaço adaptado. Local: 4° andar
27/01. Domingo, das 15h às 17h.

NADANDO COM CESAR CIELO (Sesc Santana)
Apresentação esportiva, seguida de vivência e bate-papo com o atleta olímpico de natação, César Cielo, campeão olímpico dos 50 metros livre nos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim, onde também conquistou uma medalha de bronze nos 100 metros livre. Cesar ganhou ainda o mundial dos 100 metros livre em Roma 2009 e foi tricampeão mundial dos 50 metros livre em Roma 2009, Xangai 2011 e em Barcelona 2013, sendo recordista mundial de ambas as provas. Grátis. A partir de 7 anos. Ginásio.
27/01. Domingo, das 11h às 13h.

VÔLEI COM SERGIO ESCADINHA (Sesc Santo André)
Vivência e bate-papo com Serginho Escadinha, tido como o melhor líbero da história do vôlei, com suas defesas difíceis e passes precisos, fazendo diferença em suas atuações. É único jogador da história a disputar quatro finais olímpicas consecutivas entre 2004 e 2016, sendo campeão nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Rio de Janeiro (2016). No Espaço de Eventos. Livre Grátis
27/01. Domingo, às 16h

INSTALAÇÕES E ESPAÇOS CRIADOS PARA PRÁTICA ESPORTIVA NAS UNIDADES DO SESC SP
INSTALAÇÃO ESPORTIVA SESC VERÃO (Sesc Pompeia)
O Sesc Pompeia baseou sua instalação considerando os territórios das comunidades de São Paulo que surgiram espontaneamente para a prática esportiva e que transcendem o esporte para a convivência social e os personagens paulistanos que viabilizam as ações comunitárias por meio do esporte, sendo fonte de inspiração para outras pessoas. Ocupando o 4º andar do Conjunto Esportivo, com materiais alternativos de baixo custo, replicando espaços onde acontecem os projetos sociais,  que possibilitam práticas esportivas . Nessa ambientação, o público a partir de 3 anos poderá conhecer e praticar modalidades desenvolvidas pelos personagens homenageados como o Skate, o Atletismo e o Boxe e todos os espaços reproduzidos também poderão receber outras modalidades esportivas. Grátis. Livre. 4º andar do Conjunto Esportivo.
05/01 a 05/03. Terça a sexta, das 10h às 21h; Sábados, das 10h às 18h30 e  Domingos, das 10h às 17h

A IMIGRAÇÃO E A PRÁTICA ESPORTIVA NA CIDADE DE SÃO PAULO (Sesc 24 de Maio)
As instalações cenográficas criadas pela unidade partiu da pesquisa sobre a imigração na cidade de São Paulo. Em 1893 a cidade tinha uma população de estrangeiros maior que de brasileiros (54,6%), tendência que permaneceu até os anos de 1930, quando 67% dos paulistanos eram estrangeiros ou filhos de estrangeiros. Assim, a instalação “A Imigração e a Prática Esportiva na Cidade de São Paulo”, irá mostrar como os imigrantes de vários países influenciaram a prática de esportes e a formação de clubes esportivos. Para tanto serão ocupadas três salas do 8º andar com andar jogos e brincadeiras especialmente voltados para o público infantil, além das paredes de vidro do andar informar os hábitos esportivos trazidos de outros países.
Grátis. Livre.
De 5/1 a 05/3, terças a sábados, das 10h às 20h; domingos, das 10h às 17h
Dia 25/1, sexta (feriado), das 10h às 17h;

DO ANCESTRAL AO CONTEMPORÂNEO: O RESGATE DO MOVIMENTO E DAS RELAÇÕES (Sesc Vila Mariana)
Sesc Vila Mariana foi buscar na África a inspiração para sua programação. A ambientação “Do Ancestral ao Contemporâneo: O Resgate do Movimento e das Relações” convidará o público a desafios como pendurar-se em cipós, correr, pular, deslocar de diversas maneiras, em espaços cenográficos com elementos ligados à cultura e ao ambiente africano, remetendo ao homem ancestral e seus desafios de sobrevivência.
Grátis. Livre.
De 5/1 a 24/2, sextas a domingos, das 10h às 18h, terças a sextas, das 10h às 21h

FLUXO  (Sesc Santo André)
O Espaço de Eventos da Unidade recebe a instalação que se caracteriza como um local de prática informal, aberto a experimentações e descobertas, com desafios motores, onde corpo e movimento exploram novas possibilidades e novas redes são ativadas.
De 5/01 a 05/03. Terças a sextas, das 10h30 às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h.

O CORPO, O ESPORTE E UMA BOA HISTÓRIA PRA CONTAR (Sesc Ipiranga)
O Sesc Ipiranga buscou inspiração no papel que esporte e a atividade física imprimem nas ações de transformação social, por meio de exemplos de casos pessoas inspiradoras, por meio da instalação “O Corpo, O Esporte e uma Boa História Pra Contar”. O ginásio da unidade será ocupado por uma série de atividades, com ambientação criada a partir de uma expressão imperativa “Ative-Se!” de incentivo ao engajamento. Grátis. Livre.
5/01 a 05/03. Terças a sextas, das 10h30 às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h

ARENA POLIESPORTIVA SESC VERÃO (Sesc Carmo)
Um espaço criado especialmente para o Sesc Verão, composto por uma quadra poliesportiva montada na Praça do Poupatempo Sé, onde será possível vivenciar diferentes modalidades esportivas e atividades físicas variadas. Grátis. Livre.
14/01 a 01/03. Terça a sexta, das 10h às 18h. Sábados, das 09h às 13h.

ATIVIDADES EM ESPAÇOS PÚBLICOS FORA DE UNIDADES DO SESC SP
AULÃO DE CONDICIONAMENTO FÍSICO - COM A EQUIPE ANGELS VOLLEY – ESPAÇO VERDE CHICO MENDES (Sesc São Caetano)
Equipe amadora de voleibol masculino disputa campeonatos nacionais e internacionais levantando a bandeira da Diversidade. O objetivo do time é tornar-se visível e compartilhar valores de tolerância e respeito. Neste dia os atletas estarão desenvolvendo uma aula prática de condicionamento físico geral com os participantes. Orientação de Leopoldo Daniel Orlando da Silva. Local: Espaço Verde Chico Mendes. Não recomendado para menores de 12. Grátis. Espaço Verde Chico Mendes | Av. Fernando Símonsen, 566 - Cerâmica, São Caetano do Sul - SP
05/01. Sábado, das 9h às 10h.

ESPETÁCULO OLIMPICIRCUS - COM DE LUCCA CIRCUS – POUPATEMPO SÉ (Sesc Carmo)
As modalidades do universo olímpico se misturam com as atividades circenses de forma muito bem humorada e contando com a participação do público e do  grande atleta do século, De Lucca. Local: Poupatempo Sé Livre Grátis.
12/01. Sábado, das 11h às 12h

CIRCUITO ÀS ESCURAS – ESPAÇO VERDE CHICO MENDES (Sesc São Caetano)
A atividade propõe a experiência de vivenciar movimentos, percursos e dinâmicas com certa restrição da visão, permitindo dessa forma intensificar a comunicação, o trabalho em equipe, a lateralidade e a noção de tempo e espaço. Acima de 6 anos. Local: Espaço Verde Chico Mendes. Livre Grátis. Espaço Verde Chico Mendes | Av. Fernando Símonsen, 566 - Cerâmica, São Caetano do Sul – SP.
12/01. Sábado, das 16h às 17h

A PÉ PELA QUEBRADA - COM MARCOS ANTONIO LUZ E ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO JARDIM HELIAM – BAIRRO JARDIM HELIAM (Sesc Itaquera)
Nos bairros periféricos da cidade de São Paulo, também conhecidos como "Quebradas", encontramos desafios comuns de uma cidade, muitos ligados às questões de mobilidade urbana. A atividade propõe uma caminhada de 5 km saindo do Sesc Itaquera e desbravando o bairro do Jardim Heliam, conhecendo aspectos históricos, estruturais e socioambientais da região. Como ação preventiva, ao visitar o Sesc Itaquera, é recomendável que o público esteja vacinado contra a Febre Amarela há mais de 10 dias. Atividade Externa. Livre. Grátis.
13/01. Domingo, das 9h30 às 12h30

PASSEIO CICLÍSTICO – MARGINAL PINHEIROS (Sesc Santo Amaro)
Passeio de aproximadamente 32 km onde será utilizada a ciclovia da Marginal Pinheiros. Com equipe SESC de supervisão e mecânicos de prontidão para dar toda a assistência necessária. Atividade com nível médio de dificuldade, aconselhado para quem já possui alguma intimidade com a bike, mas ainda não se aventurou em mais longos e para os ciclistas experientes. Inscrições no Núcleo de Esportes de 03 a 12/01. Essa atividade é realizada em homenagem ao aniversário do bairro de Santo Amaro. Não recomendado para menores de 16. Grátis.
13/01. Domingo, das 8h às 13h

DUATHLON DESAFIO – ESPAÇO VERDE CHICO MENDES (Sesc São Caetano)
Duplas formadas por casais, amigos, parentes e desconhecidos, irão participar de uma disputa de dois desafios esportivos que contabilizam pontos. No final os vencedores que mais pontuarem ganham uma premiação. Equipe Sesc. Local: Espaço Verde Chico Mendes Não recomendado para menores de 12. Grátis. Espaço Verde Chico Mendes | Av. Fernando Símonsen, 566 - Cerâmica, São Caetano do Sul - SP
15/01. Terça, às 19h
22/01. Terça, às 7h30

VOU DE BIKE! PASSEIO CICLÍSTICO DO IPIRANGA ATÉ O PQ DA JUVENTUDE (Sesc Ipiranga)
Uma experiência de pedalar, conhecer a cidade e compartilhar histórias, com o Coletivo “Preta, Vem de Bike” e Instrutores do Sesc. Com destino ao Parque da Juventude, conta com a participação do coletivo que une mobilidade à emancipação de mulheres negras na periferia de São Paulo.
20/01. Domingo, às 9h

CAMINHAR: ESPAÇOS DE LAZER NO BAIRRO BOM RETIRO (Sesc Bom Retiro)
Os participantes sairão com destino a diversos espaços de prática de lazer no Bairro Bom Retiro.
25/01. Sexta, das 8h às 12h

ENDURO A PÉ - CIRCULANDO POR SÃO PAULO – CENTRO DA CIDADE (Sesc Carmo e Sesc Parque Dom Pedro II)
No aniversário de S.Paulo, as unidades Sesc Carmo e Parque Dom Pedro segundo realizam o Enduro a Pé, ou Trekking de Regularidade. Trata-se de uma atividade com percurso pré-determinado em que os participantes devem seguir uma planilha de orientação. Durante a prova, percorrem postos de controle colocados em pontos estratégicos para a avaliação do desempenho da dupla ou do grupo. O percurso será realizado no Centro de São Paulo. As inscrições podem ser realizadas através do e-mail enduro@carmo.sescsp.org.br entre os dias 02 e 20 de janeiro. Livre Grátis
Sesc Carmo: local de Saída
Sesc Parque Dom Pedro II: local de saída
25/01. Sexta, das 8h às 13h

OCUPAÇÃO URBANA ESPORTIVA – COMUNIDADES HELIÓPOLIS E VILA PRUDENTE (Sesc Ipiranga)
Ocupação de praças localizadas nas comunidades de Heliópolis e Vila Prudente, que contam com processo de articulação de moradores, ONGs e instituições que atuam no local, com programação especial composta por vivências, oficinas e apresentações esportivas.
27/01. Domingo, 10h às 17h. Praça Altemar Dutra, Heliópolis.

VIVÊNCIA NOVOS ESPORTES - Metrô Linha 4
Jogos para espaços reduzidos, oriundos de diversos países, acontecendo em diferentes estações da Linha Quatro. A cada semana, as atividades vão para uma estação diferente. (Estações Luz e São Paulo Morumbi). De 8/1 a 8/2, terças a sextas, das 10h às 16h

AULAS ABERTAS, RECREAÇÕES E OFICINAS
PRÉ-ESTREIA: ATIVE-SE (Sesc Ipiranga)
Com Neide Santos (Projeto Vida Corrida), Giane Martins (Cicloviamusical), Mestre Janja (Instituto Nzinga de Capoeira) e Jezz (Coletivo Preta Vem de bike).Bate-papo com as representantes dos projetos esportivos que inspiram a programação do Sesc Verão 2019. Convivência. Livre.
04/01. Sexta-feira, 19h30

APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS SOCIAIS (Sesc Pompeia)
AEC Kaue, Vida Corrida, Garrido Boxe e Skate Social. Esses projetos que serão apresentados são a inspiração para a construção do espaço de práticas esportivas localizado no quarto andar do Conjunto Esportivo. Com Francisco Kauê, Neide Santos, Nilson Garrido, Sandro Testinha e Leila Vieira. Mediação: Willian Boudakian (representante da REMS- Rede Esporte pela Mudança Social)
04/01. Sexta-feira, às 19h30

PARKOUR E SLACKLINE (Sesc Avenida Paulista)
Apresentação esportiva com atletas e vivências da modalidades. Praça. Livre.
05 e 06/01. Sábado e domingo, às 15h

GMF À CÉU ABERTO (Sesc Belenzinho)
Experimentação de várias possibilidades de exercício, desenvolvendo as capacidades físicas (força, resistência aeróbia, flexibilidade e velocidade), por meio das habilidades motoras (correr, saltar, arremessar, chutar, rebater, dentre outras) ao ar livre. Recomendado o uso de prática adequada para prática de atividade física. Local: Praça Central. Livre Grátis
05/01 a 01/02. Terça a sexta, das 9h às 20h30
05/01 a 03/03. Sábados e domingos, das 10h às 16h

APRESENTAÇÃO DE TRICKLINE (Sesc Osasco)
Apresentação esportiva na qual os atletas irão realizar manobras em uma fita estica em dois pontos fixos. Local: Quadra Poliesportiva. Livre Grátis
05/01. Sábado, das 17h às 18h.

APRESENTAÇÃO DE HIGHLINE (Sesc Osasco)
Apresentação esportiva na qual os atletas irão se equilibrar em uma fita ancorada pela unidade do Secs Osasco a mais de 10 metros de altura. Local: Sesc Osasco. Livre Grátis
05/01. Sábado, das 14h às 15h e das 17h às 18h.

CORRIDA EM EQUIPE - 3 HORAS DE INTERLAGOS (Sesc Interlagos)
Equipes irão correr na pista de atletismo em uma disputa em qual corre mais Quilômetros em um 3 horas de provas. Local: Campo de Futebol. Livre. Grátis.
06/01. Domingo, das 9h30 às 12h30

MARIA LENK - A ESSÊNCIA DO ESPÍRITO OLÍMPICO - (DIR: IBERÊ CARVALHO, BRASIL, 2012, 26 MINUTOS) (Sesc Itaquera)
Integrando a programação do Sesc Verão 2019, aos domingos haverá sessões de cinema no Parque Aquático, trazendo uma seleção de curtas e longa metragens para que o público possa desfrutar das piscinas e curtir o cinema simultaneamente. No domingo inaugural será exibido o documentário que compartilha as histórias e recordações contadas pela nadadora Maria Lenk. Um material único e de valor inestimável para a memória do esporte olímpico brasileiro. Como ação preventiva, ao visitar o Sesc Itaquera, é recomendável que o público esteja vacinado contra a Febre Amarela há mais de 10 dias. Local: Parque Aquático. Livre. Grátis.
06/01. Domingo, das 14h30 às 17h

GINÁSTICA LABORAL (Centro de Pesquisa e Formação – CPF)
Os participantes terão a oportunidade de vivenciar esta modalidade de atividade física, destinada aos trabalhadores para que seja praticada no próprio local de trabalho, aliviando o estresse e as tensões acumuladas provocadas pelo movimento repetitivo. Com Jaqueline Beu, Marco Andrade e Rony Denis.
De 7 a 12/1. Segunda a sábado, das 14h às 14h30,
Dias 7 e 10/1, segunda e quinta, das 17h30 às 18h, De 8 a 11/1. Terça, quarta e sexta, das 10h às 10h30

RITMOS DANÇANTES (Centro de Pesquisa e Formação – CPF)
Serão apresentados os passos e movimentos básicos de diferentes estilos musicais, passando pela música latina, tais como salsa, rumba, mambo e zumba, também serão apresentados ritmos genuinamente brasileiros: samba e forró. Com Jaqueline Beu, Marco Andrade e Rony Denis.
Dias 7 e 10/1. Segunda e quinta, das 16h às 17h
De 8 a 12/1. Terça, quarta, sexta e sábado, das 11h às 12h

GINÁSTICAS ATRAVÉS DO TEMPO (Sesc Bom Retiro)
Aula aberta que busca resgatar na prática os diversos conceitos de exercícios físicos das ginásticas utilizadas em academias e clubes. A partir de 12 anos. Sala de GMF.
09 a 31/01. Quartas e quintas, das 9h às 10h, das 15h às 16h, das 19h às 20h

BASQUETE & AUTONOMIA DAS MINAS (Sesc Campo Limpo)
Apresentações e vivências de basquete 3x3 para o público feminino, onde o esporte também atuará enquanto deflagrador e enquanto meio para discussões, bate-papos e intervenções sobre respeito, cidadania, empoderamento, inclusão e gênero. Com mediação do grupo "Basquete & Autonomia", de Capão Redondo.
09/01 a 01/03. Quartas e sextas, das 18h às 20h. Exceto dia 25/1.

TREINO GAIA (Sesc Vila Mariana)
Aula Aberta com Herica Sanfelice. Treino Gaia é um método de desenvolvimento integral do ser humano que resgata o prazer do movimento e a conexão com a nossa natureza. Permeia o treino da mente, da atenção e concentração, da respiração e dos fluxos de energia e os movimentos naturais da nossa espécie como caminhar, correr, saltar, escalar, equilibrar-se, carregar, levantar. Praça de Eventos.
09 a 30/01. Quartas, das 19h às 20h

EXERGAMES - TECNOLOGIA E ESPORTES (Sesc Avenida Paulista)
Incentivo à prática de atividades físicas por meio de recursos tecnológicos como "Exergames" (vídeo games que combinam jogos virtuais com exercícios), realidade virtual e simuladores. Praça. A partir de 4 anos.
15 a 20/01. Terça a domingo, das 11h às 17h

HANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS - COM ICEL - INTERAÇÃO CULTURA ESPORTE E LAZER (Sesc Carmo)
Apresentação de handebol em cadeira de rodas, com ICEL - Interação Cultura Esporte e Lazer. Similar à modalidade do handebol tradicional, sua maior diferença está na redução da trave para possibilitar a defesa do goleiro. A modalidade é dividida em duas categorias: para 4 jogadores (HCR4) e para 7 jogadores (HCR7). Local: Poupatempo Sé.  Livre Grátis
16/01. Quarta, das 15h30 às 17h30

CIRCUITO DE HABILIDADES INFANTIL DE BICICLETA (Sesc Interlagos)
Circuito de habilidades infantil, com o objetivo de orientar o público infantil para uma melhora no pedalar. Local: Ginásio. Livre. Grátis.
16 a 20/01. Quarta a domingo, das 9h30 às 16h30

APRENDENDO A PEDALAR - INSTITUTO AROMEIZERO ORIENTAM AQUELES QUE DESEJAM APRENDER A ANDAR DE BICICLETA (Sesc Parque Dom Pedro II)
Direcionada a quem ainda não sabe andar de bicicleta, mas tem desejo de aprender, a oficina "Aprendendo a Pedalar" consiste em uma aula prática ao ar livre que atende a crianças, jovens e adultos que nunca pedalaram antes. Não é necessário realizar inscrições previamente. Com Instituto Aromeiazero. Livre. Grátis.
16 a 20/01. Quarta a domingo, das 10h às 17h

AGILIDADE E TECNOLOGIA - TECNOLOGIA E ESPORTES (Sesc Avenida Paulista)
Vivências de exercícios que interagem com uma placa de comando luminosos, estimulando o tempo de reação e a coordenação motora dos participantes. Corpo 2. 12 anos. Grátis. Não recomendado para menores de 12.
17 a 18/01. Quinta e sexta, das 12h às 12h40 e das 18h30 às 19h10

FUTEBOL CALLEJERO (Sesc Osasco)
Uma mistura o esporte mais popular do mundo, o futebol, com uma interação mútua no debate de valores, uma espécie de "futebol social" no verdadeiro sentido da palavra. Local: Quadra de Soçaite. Livre. Grátis.
17 a 20/01. Quinta a domingo, das 14h às 18h

FESTIVAL DE BASQUETE MISTO (Sesc Consolação)
A realização do Festival de basquetebol adulto tem como objetivo promover a prática da modalidade, o hábito da competição saudável e a integração dos participantes. Aberto ao público. Vagas limitadas. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Local: Ginásio Vermelho (2º andar). Não recomendado para menores de 16. Grátis
19/01. Sábado, das 14h às 18h

TÊNIS DE MESA (Centro de Pesquisa e Formação – CPF)
O Tênis de Mesa é um dos esportes mais populares no mundo, também chamado de Pingue-Pongue e Mesatenismo, a modalidade teve seu início na Inglaterra no Século XIX. Nesta aula aberta os participantes terão a oportunidade de praticar e conhecer seus movimentos básicos, suas regras e também assistir exibições de atletas profissionais. Com a Equipe Itaim Keiko
19/01. Sábado, das 10h às 16h

FUTEBOL FEMININO - COM A EQUIPE ASAPE (Sesc Itaquera)
A Associação Atlética Pró-esporte - ASAPE é uma organização localizada no bairro de Guaianases (Zona Leste de São Paulo), responsável pela formação de meninas que têm o sonho de serem jogadoras de futebol. Nessa atividade, a equipe ASAPE apresentará o trabalho desenvolvido pela instituição, focado essencialmente no caráter educacional do esporte e no protagonismo feminino em um contexto predominantemente masculino. Como ação preventiva, ao visitar o Sesc Itaquera, é recomendável que o público esteja vacinado contra a Febre Amarela há mais de 10 dias. Local: Campo de Soçaite. Livre. Grátis.
19/01. Sábado, das 13h às 16h

NADO ARTÍSTICO PARA TODOS (Sesc Bom Retiro)
Esporte híbrido, que inclui conceitos da natação, da ginástica e da dança, possibilitando a execução de uma rotina sincronizada de movimentos. Com Equipe do Instituto Inspara. Piscina.
20/01 e 24/02. Domingos, das 15h às 16h30

WORKSHOP: ENCONTRO 1 - ESTRUTURANDO UMA COMPETIÇÃO DE SKATE (Sesc Campo Limpo)
Com mediação de um profissional com experiência em organização de competições de skate e de Instrutores de Atividades Físicas do Sesc Campo Limpo, interessados de todas as idades terão a oportunidade de aprender os processos de planejamento e execução de uma competição de Skate. Ao final deste processo de aprendizado, composto por 2 encontros, os participantes terão a oportunidade de construir juntos um torneio que integra a programação do Sesc Verão no dia 24/02. Arena Skate. Grátis. 12 anos.
20/01 e 03/02. Domingos, das 16h às 18h.

VIVÊNCIAS DE CICLISMO - VELÓDROMO DA CONSOLAÇÃO (Sesc 24 de Maio )
Diversas atividades simultâneas que possuem as bicicletas como elementos de prática aliadas à utilização de realidade virtual, recriando a pista do Velódromo da Consolação. Construído em 1892, e demolido em 1916, que também foi palco de importantes partidas de futebol no início do século XX que tiveram Charles Miller como um dos protagonistas. O estádio construído inicialmente para ser sede do "Veloce-Club", ficava próximo à Rua da Consolação, entre o que é hoje a Rua Nestor Pestana e a Rua Martinho Prado, no centro de São Paulo. A partir de 10 anos. Local: Sala 1 - 8º Andar. Não recomendado para menores de 10.
25 a 27/01. Sexta e domingo, das 11h às 17h30
26/01. Sábado, das 11h às 18h

STREET CURLING - COM CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS NO GELO (Sesc Consolação)
Curling é um esporte olímpico coletivo praticado em uma pista de gelo cujo objetivo é lançar pedras de granito o mais próximo possível de um alvo, utilizando para isso a ajuda de varredores. Criado por volta do século XVI na Escócia, o esporte teve as primeiras regras elaboradas em 1838. O street curling é uma pista de gelo artificial de tamanho aproximado de 10,7m x 2m, podendo ser jogado em ambas direções da pista e que é usada para simular um jogo de curling. A partir de 6 anos Local: Ginásio Verde (2º andar). Livre. Grátis.
25 a 26/01. Sexta e sábado, das 13h às 17h.

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA: TÊNIS COM PROJETO BOLA DENTRO (Sesc Pompeia)
O Projeto Bola Dentro foi criado em 2005 nas quadras de tênis do Parque Villa Lobos, situado na cidade de São Paulo. O projeto fomenta o aprendizado da modalidade e visa a socialização de crianças e adolescentes de baixa renda, na faixa etária entre 7 a 18 anos. Uma das ações mais importantes do projeto é preparar os alunos para atuação profissional na modalidade como Juízes, professores, rebatedores e até encordoadores de raquetes. Nesta atividade, o projeto apresentará sua metodologia e fará interações com o público presente. Local: 4° andar.
26/01. Sábado, das 13h às 15h

BASQUETE E HANDEBOL - COM INSTITUTO PASSE DE MÁGICA E PROJETO MÃO SOLIDÁRIA (Sesc Pinheiros)
Apresentação e vivência das modalidades basquete e handebol com atletas Magic Paula e Daniel Cubano. O Instituto Passe de Mágica é uma organização não governamental idealizada pela ex-jogadora da seleção brasileira de basquete Paula Gonçalves, a Magic Paula . criado em 2004 com o objetivo inicial de desenvolver atividades de esporte educacional, oferecendo a prática lúdica do basquete e diversas atividades complementares a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A Associação Desportiva e Cultural Mão Solidária é uma OSC (Organização da Sociedade Civil), idealizada por Daniel Cubano, que trabalha para mudar vidas através do Handebol, ampliando as oportunidades de crianças e adolescentes de 4 a 19 anos, por meio do handebol, da assistência social, da educação, da cultura e do meio ambiente. Local: Ginásio Ônix (7º andar). Inscrições no dia e local da atividade. Grátis.
27/01. Domingo, das 15h30 às 17h30

MINI-CURSO DE ARCO E FLECHA OLÍMPICO (Sesc Vila Mariana)
Com equipe Clube Atlético Morumbi. Muito antes de ser usado no esporte, o arco e a flecha foram importantes ferramentas de caça, remontando à Pré-História, e também armas de combate usadas em muitas guerras, aposentadas só nos tempos modernos. Como esporte, o tiro com arco surgiu em meados do século 16, com torneios na Inglaterra. Ele foi incluído em 1900 na Olimpíada de Paris. O curso terá 8 encontros no Sesc Vila Mariana e um último encontro externo a ser realizado na Vila dos Arqueiros, localizado no bairro da Vila Mariana. Local: Corpo & Artes
30/01 a 22/02. Quartas e sextas, das 19h às 21h
24/02. Domingo, das 10h às 13h

OUTRAS ATIVIDADES
PLEBE RUDE – SHOW DE ENCERRAMENTO DE TREINO DE CORRIDA (Sesc Itaquera)
A banda Plebe Rude é uma das primeiras bandas punk rock do país. Surgida nos anos finais da ditadura militar e consagrada por participar da construção histórica deste período em nível cultural, político e social, o grupo anuncia um novo formato de show, chamado "Primórdios", de repertório formado por canções compostas entre os anos 1981 e 1983, e, dentre elas, muitas inéditas. Grandes sucessos do grupo serão revisitados também, incluindo Brasília, o Concreto Já Rachou e Minha Renda. Local: Praça de Eventos. Como ação preventiva, ao visitar o Sesc Itaquera, é recomendável que o público esteja vacinado contra a Febre Amarela há mais de 10 dias. Livre. Grátis.
19/01. Sábado, das 11h às 12h30

ENDEREÇOS DAS UNIDADES DA GRANDE SÃO PAULO
Sesc 24 de Maio: Rua 24 de maio, 109. Tel.: (11) 3350-6300.
Sesc Avenida Paulista: Avenida Paulista,  119. Tel.: (11) 3170-0800
Sesc Belenzinho: Rua Padre Adelino, 1.000. Tel.: (11) 2076-9700.
Sesc Bom Retiro: Alameda Nothmann, 185. Tel.: (11) 3332-3600.
Sesc Carmo: Rua do Carmo, 147. Tel.: (11) 3111-7000.
Sesc Centro de Pesquisa e Formação: Rua Dr. Plínio Barreto, 285. Tel.: (11) 3254-5600
Sesc Consolação: Rua Dr. Vila Nova, 245. Tel.: (11) 3234-3000.
Sesc Florêncio de Abreu: Rua Florêncio de Abreu, 305. Tel.: (11) 3329-2800.
Sesc Interlagos: Av. Manoel Alves Soares, 1100. Tel.: (11) 5662-9500.
Sesc Ipiranga: Rua Bom Pastor, 822. Tel.: (11) 3340-2000.
Sesc Itaquera: Av. Fernando do E. S. A. de Matos, 1000. Tel.: (11) 2523-9200.
Sesc Osasco: Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1.300. Jd. das Flores - Osasco Tel.:(11) 3184-0900.
Sesc Parque Dom Pedro II: Praça São Vito, s/nº - Brás. Tel.: (11) 3111-7000.
Sesc Pinheiros: Rua Paes Leme, 195. Tel.: (11) 3095-9400.
Sesc Pompeia: Rua Clélia, 93. Tel.: (11) 3871-7700.
Sesc Santana: Av. Luiz Dumont Vilares, 579. Tel.: (11) 6971-8700.
Sesc Santo André: Rua Tamarutaca, 302. Tel.: (11) 4469-1200.
Sesc São Caetano: Rua Piauí, 554. Tel.: (11) 4223-8800.
Sesc Santo Amaro: R. Amador Bueno, 505 - Santo Amaro. Tel.: (11) 5541-4000.
Sesc Vila Mariana: Rua Pelotas, 141. Tel.: (11) 5080-3000.

SESC VERÃO 2019
De 05 de janeiro a 05 de março, em todas as unidades do Sesc São Paulo
Programação completa no portal: www.sescsp.org.br/sescverao