Flow de Notícias

Fique na moda Consumo Consciente com o projeto OxiGênio Criativo

Em 2019, o assunto da sustentabilidade domina os noticiários devido às questões como a tragédia de Brumadinho, as queimadas na Amazônia e as mudanças climáticas globais que geram discussões acaloradas, como também perseguição à adolescente sueca que se tornou a cara da nova onda ativista em defesa do meio ambiente.

Você sabia que existe o Dia do Consumo Consciente? É hoje (15). Apesar de ainda não ser muito divulgada, a data foi criada em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente para conscientizar a população sobre a importância de repensar hábitos de consumo para diminuir os impactos ambientais causados por ele. 

O dia do consumo consciente incentiva os consumidores a repensarem seus hábitos e mudarem estilo de vida com uma pegada minimalista que prioriza o Menos é Mais. A base do consumo consciente é formada pelos 5 R – Repense, Recuse, Reduza, Reuse e Recicle.

Por exemplo, a indústria da moda é uma das mais poluentes, e o simples ato de optar por peças desenvolvidas em matérias-primas mais sustentáveis já faz uma grande diferença nos impactos, assim como comprar de empresas que invistam em uma produção mais limpa e que não utilizem mão de obra escrava. Comprar em brechó e/ou diretamente do produtor da peça também ajuda bastante, pois assim você evita que uma peça seja descartada no lixo e que uma nova peça seja fabricada no lugar. Quando se compra de pequenos produtores regionais você evita emissões de CO2 liberados pelo transporte de cargas.

A moda sustentável ganha adeptos com as princesas Kate e Meghan - a primeira que faz questão de repetir roupas e a outra que escolheu um traje em matéria prima sustentável para a viagem na África. 
O lixo é uma das principais questões ambientais atualmente e o Brasil é o quarto produtor mundial de lixo plástico. Infelizmente ainda reciclamos muito pouco desse lixo todo.

Santos está entre as cidades brasileiras que mais recicla e que desenvolve ações de conscientização principalmente em relação à limpeza das praias e do mar.

E foi em Santos, em dezembro de 2018, que nasceu o projeto OxiGênio Criativo, idealizado pela arte educadora Andrea Campanilli e pela ecodesigner Mariane Costa. 
Mariane Costa e Andrea Campanilli, as organizadoras do evento e sócias na marca EcoLab

O OxiGênio Criativo reúne pequenos artistas e empreendedores focados em ecodesign e em produções sustentáveis junto com atividades de educação ambiental, além do incentivo ao consumo consciente através de clubes de trocas, oficinas e rodas de conversa sobre sustentabilidade, lixo zero, reciclagem e novos hábitos.
A primeira edição do Festival aconteceu em dezembro de 2018 no Orquidário de Santos e a segunda em julho de 2019 também no Orquidário.

A segunda edição marcou uma reformulação no projeto devido ao seu crescimento rápido, que dobrou de tamanho, e ao grande interesse do público. Agora, com formato itinerante, conta com edições Pockets e criou uma rede colaborativa no WhatsApp onde são trocadas informações sobre sustentabilidade, meio ambiente, desenvolvimento de produtos sustentáveis, ecodesign, matéria-prima ecofriendly, novos usos para produtos já existentes, trocas de produtos entre os participantes, enfim, uma rede na qual um ajuda o outro através do compartilhamento de saberes, experiências, ações, projetos e produtos. A rede conta atualmente com mais de 60 participantes ativos e diariamente são adicionados novos participantes.

Alguns números do OxiGênio Criativo em quase um ano de projeto:

A segunda edição do Festival representou um grande salto na história do projeto, passando de 13 expositores da primeira edição para 26 e reuniu feira de produtos sustentáveis de diversos segmentos como arte, moda, beleza, bem-estar e qualidade de vida, acessórios, decoração, utilidades para casa e para atividades do dia a dia, além de uma programação paralela diversificada com oficinas, clube de trocas, palestras e um desfile que trouxe o mote “Bonito é ser natural” e contou com casting composto por pessoas de diversas idades, pesos, alturas e estilos, nenhum modelo profissional.
Em dois dias do evento que teve um público estimado de 800 pessoas a organização monitorou a quantidade de lixo produzido em aproximadamente 17 horas de evento e o resultado foi extremamente positivo: zero utilização de plástico de uso único, 3,5 kg de compostáveis efetivamente compostados, 2 kg de recicláveis efetivamente encaminhados para reciclagem, apenas 3 sacos de lixo utilizados e apenas 1 quilo de lixo (rejeitos).

Em um ano o OxiGênio Criativo realizou 2 Festivais (as duas edições no Orquidário). Mais de 20 edições Pockets (em locais com Jardim Botânico, Orquidário, Estação da Cidadania, ESAMC, IFSP (em São Paulo), Universidade São Judas. 

E mais de 40 atividades paralelas com foco em educação ambiental e consumo consciente. 

A terceira edição do Festival será na Estação da Cidadania nos dias 21 e 22 de dezembro. Trazendo a questão do preservar e valorizar também os espaços públicos históricos da cidade.

Como comentou Laura Galluci, uma das participantes da Rede OxiGênio Criativo

“Somos formiguinhas do bem, de pouco em pouco vamos fazer um mundo melhor”. 

Mostrando que o consumo consciente pode e deve ser conversado com as pessoas e com incentivos para que cada um saiba da importância dos pequenos gestos.

Acompanhe o itinerário do OxiGênio Criativo em outubro, novembro e dezembro pelo instagram @oxigênio.criativo. Além de Santos o OxiGênio Criativo estará em SP em outubro, na São Judas, unidade Mooca