Bloco do Fuá levará para as ruas ‘A dor, a luta e a delícia de ser Mulher”



O Bloco do Fuá, fundado em 2013, tem como objetivo levar a cultura popular brasileira para as ruas do Bixiga, com muita irreverência, alegria, crítica social e política.

Neste Carnaval, o caminhão de som do Fuá se transformará num verdadeiro carro alegórico para "femenagear" e lembrar mulheres guerreiras que fizeram e fazem a diferença em nossa sociedade, lutando por igualdade de direitos, diversidade, cultura, contra o racismo e outras lutas sociais. Com o tema, "A dor, a luta e a delícia de ser Mulher" o Bloco do Fuá enaltecerá Dandara, Marielle Franco, Fernanda Montenegro, Elis Regina, entre tantas outras. 


Trajeto Bloco do Fuá 23/02:
Ruas: Conselheiro Ramalho 992,  Conselheiro Carrão, Rui Barbosa ( primeira parada entre Al Janiah e bar do André) , Conselheiro Lafaiete de Carvalho, Jaceguai ( segunda parada na frente do Parque Bixiga) , Major Diogo ( terceira parada em frente ao TBC e Dona Yayá), Santo Antonio inteira dispersão na esquina com a São Vicente.

Sobre o Bloco do Fuá
Somos um bloco do Bixiga e de luta que existe há 8 anos. Levamos diversão e contestação às ruas do bairro, com músicas bem humoradas mas com crítica social e política, com os mais diversos ritmos,  como samba, marchinhas, axé, ciranda, frevo, entre outros.

Defendemos o Carnaval de rua livre, sem a interferência do Estado, gratuito, democrático, sem abadás e cordas, promovendo a ocupação dos espaços públicos enquanto exercício de cidadania. Somos contra qualquer forma de privatização desta tradição cultural, afirmando o direito de todos nós à alegria, à folia e de todos saírem em seus bairros onde possuem suas raízes e tradições.

O Fuá é um bloco laico e democrático. Todas as decisões são tomadas conjuntamente e procuramos sempre alcançar o consenso, caso não seja possível vamos a voto. Defendemos os direitos humanos e pregamos o máximo de respeito às minorias, suas lutas contra a discriminação, por igualdade de oportunidades, empregos e salários dignos. Somos da classe trabalhadora e estamos sempre ao lado das lutas da classe, dos movimentos sociais e culturais com este viés.




Fuá lança seu primeiro CD 

Ao completar 8 anos, o Bloco do Fuá atinge sua maturidade musical com 37 composições carnavalescas próprias, e decidiu que era a hora de lançar o seu primeiro CD, que serviria para contar e registrar um pouco da sua história. Para tanto, os componentes entraram num processo democrático de seleção das músicas, houve eleição, em primeiro e segundo turno onde todos puderam votar. Assim, surge o CD "Nós, pelas ruas do Bixigas", algo inédito entre os blocos de carnaval de São Paulo. Neste trabalho são 17 compositores e os ritmos são os mais diversos

As letras destilam bom humor, mas também muita sátira e crítica social e política, uma característica do bloco.  A direção musical é do Turcão (ex-Tarancon) e a direção de percussão é da Sisa Medeiros.


Serviço:
Cortejo: 23 de fevereiro (Domingo de Carnaval)
Concentração: às 12h00,  na rua Conselheiro Ramalho, 992
Tema: "A dor, a luta e a delícia de ser Mulher"
Percussão: 100 componentes
Foliões: 5 mil

Tecnologia do Blogger.