A democratização da cultura: Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

Após ter assistido as duas temporadas do seriado "Coisa Mais Linda", tudo o que for relacionado a "bossa" e empreendedorismo na música tem me atraído demais. A Funarte (Fundação Nacional de Artes) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) se uniram com a curadoria de sua Escola de Música para apresentarem através da internet o projeto Bossa Criativa - Arte de Toda Gente. Ele consiste em mostrar a diversidade e a difusão de todas as artes, como pocket shows, vídeos-oficias, atividades pedagógicas, artes visuais e demais exibições artísticas.

O projeto será lançado no dia 30 de junho e se estenderá ao longo de 2021, om eventos presenciais em nove pontos do patrimônio mundial, cultural e natural brasileiro: Minas Gerais – Ouro Preto e Belo Horizonte (no Conjunto da Pampulha) –, Brasília, Rio de Janeiro (Capital e Paraty), Sergipe (São Cristóvão), Maranhão (São Luís), Pernambuco (Olinda) e Rio Grande do Sul (São Miguel das Missões). No Bossa Criativa, artistas locais se apresentarão ao lado de nomes consagrados, em eventos que envolvem ainda exposições, literatura, feiras de arte popular, gastronomia e artesanato. O projeto também contará com uma série de cursos de capacitação e de aperfeiçoamento, direcionados a artistas e empreendedores. É uma grande mostra de cultura, criatividade e empreendedorismo, fruto da parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da Universidade.

Para o lançamento estão escalados Xangai, Lucina, Gílson Peranzzetta e Mauro Senise, Mestrinho, Cristovão Bastos e Clarisse Grova, Chico Teixeira e Renato Teixeira, Renato da Rocinha, Carlos Malta, Pedro Amorim e Pedro Miranda, Ceumar e Lui Coimbra, Luciana Rabello, Cátia de França e Bia Bedran – que fará uma apresentação para crianças, com música e contação de histórias. Todas as apresentações e “lives” permanecerão disponíveis no site.

Simultaneamente à estreia do site, será lançado um edital nacional para novas propostas de apresentações e oficinas em vídeo, nas áreas de música popular, artes visuais, artes cênicas, literatura e gestão cultural; e ainda uma chamada pública para que estudiosos das artes de todo o país apresentem suas pesquisas de mestrado.

Serviço:

Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Lançamento: 30 de junho de 2020, terça-feira
www.bossacriativa.art.br (no ar em 10/6)
Informações sobre editais e outros programas da Funarte - www.funarte.gov.br

Foto: divulgação - Da esquerda para a direita: Chico e Renato Teixeira, Lucina, Tim Rescala; Cristovão Bastos , Xangai, e Cátia de França. 
Tecnologia do Blogger.